Analise exploratoria de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos: Obter dos dados a maior quantidade possível de informações. Compreender e analisar os resultados para uma correta tomada de decisão. Conceitos Básicos: • Definições e Áreas da Estatística • Etapas da Análise • Amostragem Análise Exploratória de dados: • Dados e Variáveis • Organização e apresentação de dados • Medidas Descritivas Alguns modelos Probabilísticos Estimação de ParâmetrosTestes de Hipóteses Dados estatísticos relacionados à Industria do Petróleo

Estatística Descritiva: Coleta, análise, organização, resumo e apresentação de dados. Estatística Probabilística: Análise de eventos com resultados possíveis, mas incertos. Estatística Inferencial: Modos de concluir ou predizer algo sobre eventos prováveis, com base em fatos concretos.

• População: Conjunto deelementos que formam o universo de nosso estudo que são passíveis de ser observados, sob as mesmas condições. • Amostra: Parte dos elementos de uma população. • Amostragem: Processo de seleção da amostra. • Amostragem aleatória simples: O processo de seleção dos elementos é feito por sorteios, fazendo com que todos os elementos da população tenham a mesma chance de ser escolhidos e, além disso,todo subconjunto de n elementos tenham a mesma chance de fazer parte da amostra.

É a parte da Estatística que utiliza números para descrever fatos. Compreende a coleta, a organização, o resumo e, em geral, a simplificação de informações que podem ser muito complexas. Resumidamente:
COLETA DE DADOS CRITICA DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS DADOS TABELAS E GRÁFICOS ANÁLISES

Coleta de DadosRefere-se à obtenção, reunião e registro sistemático de dados, com um objetivo. A coleta de dados pode ser realizada direta ou indiretamente. Ela é direta: quando os dados são obtidos diretamente da fonte. É indireta: quando dos dados obtidos provêm da coleta direta. Os valores assim obtidos são denominados de dados secundários, como por exemplo, o cálculo do tempo de vida médio, obtido através detabelas publicadas pelo IBGE. Quanto ao tempo, a coleta pode ser classificada em: Contínua: quando realizada permanentemente. Periódica: quando é feita de tempos em tempos; e Ocasional: quando efetuada sem época preestabelecida.

CRÍTICA DOS DADOS
Leitura dos questionários, observação de respostas incompletas, erradas. Objetivando a eliminação dos erros capazes de provocar futuros enganos deapresentação e análise, suprimindo os valores estranhos ao levantamento.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS Após a crítica, convém organizarmos os dados de maneira prática e racional, para o melhor entendimento dos fenômenos que se está estudando. A organização dos dados denomina-se série estatística sua apresentação pode ocorrer por meio de tabelas ou gráficos.

Variável
Qualquer característica associada auma população

Tabelas estatísticas
Uma tabela deve apresentar: Corpo: conjunto de linhas e colunas que contêm informações sobre a variável em estudo; Cabeçalho: parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas; Coluna indicadora: parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas; Linhas: retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que seinscrevem nos seus cruzamentos com as colunas; Casa ou célula: espaço destinado a um só número; Título: conjunto de informações, as mais completas possíveis, respondendo às perguntas: • - O quê ( referente ao fato). • - Onde ( relativo ao lugar). • - Quando ( corresponde à época). Há ainda a considerar os elementos complementares da tabela, que são a fonte, as notas e as chamadas colocadas,preferencialmente, no seu rodapé.

Exemplo:

Séries estatísticas
Toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Tempo, espaço e a espécie. Histórica, geográfica e específica.

As Séries estatísticas se classificam em:
Séries Cronológicas, Temporais, Evolutivas ou Históricas: São as séries estatísticas em que os dados são...
tracking img