Analise experimental do comportamento(metodos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOS
SUJEITO: São utilizados ratos da linhagem Wistar, albino, macho, aproximadamente com 300 dias. Os ratos são alojados no biotério, onde as condições de higiene e saúde são rigidamente controladas (como controle de umidade, temperatura e luminosidade).
MATERIAL: Os materiais utilizados nos experimentos são: jaleco branco e sapato fechado, Luvas de couro( para pegar o sujeitoexperimental), Folhas de registro especifica para este exercício,Lápis ou caneta e Cronometro.

PROCEDIMENTOS:
SESSÃO 1-Passagem do tempo e alterações comportamentais
Objetivos:
O objetivo deste exercício é observar o efeito da passagem do tempo nas respostas do nosso sujeito experimental; mais especificamente, gostaríamos de observar se a variável tempo ( sem experimento) interferiu na taxa de respostade pressão á barra (RPB).Utilizaremos a mesma folha e metodologia de registro utilizada nos experimentos de modelagem e esquema de reforçamento.
Duração da atividade: 50 minutos divididos em intervalo de um minuto.
Antes de iniciar a atividade do laboratório e logo após o seu termino, você deverá lavar as mãos.
Preencha as informações da folha de registro.
Ligue a caixa de Skinner
Certifiquese o reservatório de agua esta cheia e se o pescador esta funcionando.
Verifique se a bandeja de detritos esta forrada com papel, caso contrario, forre- as .
Coloque a chave de controle do bebedouro na posição manual, uma vez que o rato poderá ou não pressionar a barra ( efeito do tempo sobre a RPB). Caso ele pressione a barra, coloque a chave na posição automática, mas caso isso não aconteça ,será necessário reforçar diferencialmente algumas respostas, por isso a necessidade da chave seletora na posição manual.
Com cuidado, coloque o rato dentro da caixa de skinner e imediatamente ,inicie o registro das RPB seguindo as orientações 8,9 e 10.
Na coluna RPB da folha de registro faça um (o) para cada resposta de pressão a barra, respeitando o minuto em que a resposta foi dada , nacoluna comportamentos deve se anotar os outros comportamentos seguindo as siglas abaixo descritas, respeitando a ordem de ocorrência. Por exemplo A,A,F,F,L,L,P,P...
Observe na coluna comportamentos do modelo de folha de registro para determinação do nível operante como devem ser feitos esses registros.
Na coluna outros comportamentos da folha de registro para determinação do nível operante, vocêdevera especificar os outros comportamentos observados.
SESSÃO 2, 3, 4 E 5- Experimento II (controle discriminativo de respostas operantes)
O objetivo desse experimento é fazer com que a resposta de pressão a barra passe a ficar sob controle da variável luz, e que na ausência dela ( luz apagada) o nosso sujeito experimental não pressione a barra ou a pressione em baixa frequência.
O experimentoesta dividido em dois momentos: na primeira sessão , faremos uma linha de base para saber se há alteração no comportamento de pressão a barra na presença ou não da luz. Nas sessões seguintes, faremos um treino discriminativo, em que reforçaremos a resposta de pressão a barra na presença da luz (SD) não reforçaremos na ausência dela (SΔ) .
A duração da sessão será a mesma, 50 minutos, masdiferentemente de todas as outras sessões, ao invés de intervalos de um em um minuto, utilizaremos agora intervalos de 30 em 30 segundos.
A previsão deste experimento é de aproximadamente seis sessões com duração de 50 minutos cada, divididos em 100 intervalos de 30 segundos, alternando intervalos em SD e SΔ.
Sessão 1 : Controle discriminativo de respostas operantes: linha de base
Duração da atividade: 50minutos divididos em intervalo de um minuto.
Antes de iniciar a atividade do laboratório e logo após o seu termino, você deverá lavar as mãos.
Preencha as informações da folha de registro.
Ligue a caixa de Skinner
Certifique se o reservatório de agua esta cheia e se o pescador esta funcionando.
Verifique se a bandeja de detritos esta forrada com papel, caso contrario, forre- as
Coloque...
tracking img