Analise do fime confiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO: PSICOLOGIA ESCOLAR
A Psicologia Escolar surge no começo do século XX, a fim de estudar os problemas relacionados à escola. A partir de 1940 ela se torna uma área de atuação do Psicólogo. Na visão de Rocha ao psicólogo escolar competia diagnosticar os problemas e sugerir os caminhos para sua solução, estabelecendo-se uma forma de tutela sobre a conduta escolar considerada inadequada.
Aeducação tem eminentemente duas funções: uma cultural, que consiste em ensinar às novas gerações normas morais, princípios religiosos, bases estéticas, enfim, os elementos culturais da sociedade, e outra social, que visa a dizer aos indivíduos quais são os seus lugares na sociedade.
A verdadeira educação, a que pode ser tomada como ética, precisa estar articulada com a realidade concreta, voltadapara seres humanos reais, histórica e socialmente colocados.
A forma como a teoria se dá na prática é decisiva para o exercício de uma educação ética porque é vidente que a pessoa não é um ser abstrato, ele se constrói no social e na relação com os outros; a prática de uma educação ética não se faz teoricamente, e sim articulada com as condições sociais concretas.
Espera-se do Psicólogo escolar,do ponto de vista ético, que compreenda as contradições que se aninham no seio da escola e da sociedade, a fim de enfrentá-las, por meio de estratégias de desmascaramento. Atitude que pressupõe, além do compromisso ético, boa formação teórica, pois muitas vezes, camuflada em uma causa aparentemente pacífica e honesta, encontra-se uma finalidade espúria.
Eticamente, o profissional precisa tersempre em mente o compromisso com o crescimento do aluno, de modo que os elementos genéticos, sua herança biológica, sejam colocados no lugar que lhes cabe, e não como apanágio para encobrir os condicionantes de ordem social. Assim diferente de padronizar ou ter qualquer tipo de atitude que reforce tal prática, devem-se colocar como suporte ao crescimento do aluno e dos demais sujeitos da educação.A Psicologia Escolar deve contribuir para que a escola seja capaz de oferecer a cada aluno a educação que lhe seja necessária, sem com isso cair no individualismo e no isolamento; defender a educação diferenciada e de qualidade a todos; criar alternativas para trabalhar com os alunos com dificuldades de aprendizado; não permitir que fatos sociais, como o fracasso escolar, sejam explicados comofruto de limitações individuais.

Definições de Psicologia Escolar e Educacional
A Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional (ABRAPEE:www.abrapee.com.br ) considera como Psicólogo Escolar aquele cuja atuação se caracteriza mais pela intervenção na prática, enquanto que a dos psicólogos educacionais, geralmente, se direciona para as áreas de ensino e pesquisa.
Segundo artigopublicado no site do CFP (www.psicologiaonline.com.br ): As definições das especialidades foram baseadas no CBO (Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho) e apresentadas às entidades nacionais que representam os profissionais da área, para revisão e reformulação. Dentre as especialidades, encontramos a do Psicólogo Escolar/Educacional, cuja atuação deve estar no âmbito da educaçãoformal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem.

Perfil do Psicólogo Escolar

Promover o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, estabelecendo programas e consultas,efetuando pesquisas, treinando professores e tratando de crianças e jovens que possam apresentar possíveis problemas.

Atribuições do Psicólogo Escolar

Ao cargo de psicólogo escolar o perfil caracteriza atuações como:

• Agente de mudanças: buscar a mobilização da comunidade escolar com a finalidade de pensar juntos sua realidade, suas reais funções, organização, funcionamento e relações...
tracking img