Analise do filme a luz das características da sociedade capitalista  após ler o texto e assistir ao filme você deverá dissertar acerca da seguinte afirmação: o filme "tempos modernos", de charlie chaplin, é uma crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise do filme a luz das características da sociedade capitalista
Após ler o texto e assistir ao filme você deverá dissertar acerca da seguinte afirmação:
O filme "Tempos Modernos", deCharlie Chaplin, é uma crítica ao “Taylorismo", pelo seu excesso de rigidez, de especialização e de mecanização do homem.
 
No personagem de Chaplin o vermos sofrendo de grandes distúrbios decorrentede seu trabalho na fábrica. É possível listar as seguintes criticas ao taylorismo, nítidas no filme como ausência da opinião do operário na estrutura e funcionamento da empresa.
- Operário = Máquina:O homem é estudado e acompanhado como indivíduo e suas relações sociais não são valorizadas ou percebidos na administração científica.
Foco único na produção: Os estudos de Taylor e seus seguidoresse restringiam à produção das empresas, ou seja, não levando em consideração os demais setores.
O Taylorismo é essencialmente uma técnica social de dominação, elaborada por Friedrich Taylor, tendocomo principal característica ainda individualização dos salários. Seja através do salário por peça produzida, seja através de prêmios adicionais, forma explícita de introduzir a competição entre ostrabalhadores, objetivando o aumento da produtividade do trabalho evitando qualquer perda de tempo na produção. Com fundamentação em o que move o mundo é o dinheiro, se a pessoa não o recebe não produz,a remuneração é um incentivo, assim os incentivos seriam sempre financeiros.
Podemos analisar de imediato que Taylor estava preocupado em Aumentar a produção para satisfazer a necessidade dasdemandas. E para que isso fosse possível ele teria que aproveitar mais sua mão de obra, capacitando cada operário para certo setor da fábrica, formando assim a divisão de trabalho e logo agilizando oprocesso de produção com o mínimo de custo possível. Esse foi um breve resumo da teoria elaborada por Taylor, agora comparando com o filme Tempos Modernos que também se passava no início do Século XX na...
tracking img