Analise de problemas e tomada de decisões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 76 (18989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SETEMBRO/2009


Conceito de Problema
Um problema pode ser definido como uma questão que é necessária dar uma resposta. Quando surge um problema, é necessário pensar de forma a encontrar uma solução para o mesmo. Para alguns problemas já existe solução, contudo a mesma é desconhecida para a pessoa que está na situação problemática - a ausência do saber ou carência de informação é a razão paraa existência do problema; existem contudo, outros problemas para os quais ainda não existe solução - para estes é necessário descobrir ou inventar uma nova solução.
Solucionar problemas constitui uma das mais criativas e frustrantes tarefas que os gerentes têm de enfrentar. Todos os problemas podem ser abordados com um processo similar, que consiste em estimar, compreender, executar eacompanhar.
Os gerentes que entendem esse processo conseguem desmembrar os problemas em componentes menores, fazem escolhas inteligentes sobre as opções e acompanham suas decisões.
Com este tema — Solucionando Problemas — você vai adquirir habilidades que poderão ser usadas já de imediato.
Você descobrirá como é possível identificar o verdadeiro problema que está enfrentando, como trabalhar emconjunto com outras pessoas, a fim de gerar soluções alternativas, como decidir qual é a melhor solução e como se certificar de que seu plano será executado.

O que é solucionar problemas?
Suponha que você esteja liderando uma equipe que tem de lidar com o seguinte problema: a capacidade de sua empresa de administrar os pedidos que chegam dos clientes vai muito bem - a não ser nas manhãs dassegundas-feiras, quando chegam tantos pedidos que os clientes ficam com raiva de tanto esperar ou acabam desistindo e cancelando o pedido. Tanto você quanto sua equipe, receberam a incumbência de encontrar a solução menos dispendiosa para lidar com a sobrecarga da segunda-feira.
Ou, que tal essa situação? Você está trabalhando arduamente para terminar um relatório no prazo. De repente, aparece umamensagem de ERRO em sua tela, e o computador trava. Ao reiniciá-lo, tudo parece ter voltado ao normal. Você continuaria usando aquele computador? Ou você se daria ao trabalho de usar o computador ocioso de outra pessoa?
A sobrecarga de entrada de pedidos e o computador defeituoso diferem entre si em diversos aspectos. Porém, ambos constituem exemplos de problemas. Problemas que você, na qualidade degerente, tem de resolver da maneira mais eficaz possível.
Quando você examina o trabalho diário da maioria dos gerentes, a solução de problemas constitui uma boa parte do trabalho deles. Alguns problemas, como a sobrecarga de pedidos, têm grandes proporções. Você consegue identificar logo de início que eles constituem verdadeiros problemas. Outros, como uma pane temporária no computador, sãomenores e mais freqüentes. São tão pequenos e tão freqüentes — e tão prontamente resolvidos — que você talvez não os veja como problemas.
Mas os problemas — grandes ou pequenos — que você enfrenta na condição de gerente devem ser solucionados. Os experts que estudam a questão da solução de problemas descobriram que existem meios eficazes e ineficazes de resolver problemas. Eles também descobriramque os gerentes — até o mais experiente e capaz deles — geralmente usam meios ruins para solucionar problemas.
É evidente que todo gerente se sentiria mais confiante quanto às suas decisões se tivesse mais tempo e informações mais precisas nas quais pudesse basear suas decisões. Mas, considerando que, normalmente, espera-se que os gerentes foquem algo diferente a cada oito minutos, nem sempreisso é possível.
Como você pode estar certo de que vai descobrir a melhor solução para os problemas, tendo em vista as limitações de tempo e informação? Apresentamos a seguir um processo de cinco estágios:
1. Defina o problema. Comece por certificar-se de que você está olhando para o problema, e não para um sintoma do problema, e que você o entende.
2. Estabeleça os objetivos da solução. Qual...
tracking img