Analise de porter - adriana machado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.2 ANÁLISE PORTER


Através do modelo de Porter, observa-se como o setor é afetado pelas cinco forças: entrantes potenciais, ameaça de produtos substitutos, clientes, concorrentes efornecedores. Segundo Porter (1998) “o conhecimento dessas fontes básicas de pressão competitiva propicia o trabalho preliminar para uma agenda estratégica de ação”. Ou seja, essas forças acentuam os pontosfracos da empresa, bem como ajudam a posicionar estratégias que possam oferecer maiores vantagens e tendências do setor.

2.2.1 Planilha e Análise da Força dos CLIENTES

Segundo o modelo dePorter, os clientes têm poder de negociação, pois competem com a indústria forçando os preços mais baixos, melhor qualidade, melhor disponibilidade de produtos e serviços e até obrigando os concorrentes acompetir mais.

2.2.2 Planilha e Análise da Força dos SUBSTITUTOS

Os serviços substitutos podem ser considerados os que desempenhem a mesma função da empresa.


2.2.3 Planilha e Análise daForça dos ENTRANTES

O modelo de Porter identifica os novos entrantes como ameaça porque novas empresas trazem novas capacidades, desejo de participação no mercado, competitividade preço,qualidade, entre outros. Assim, a ameaça de novos entrantes depende das barreiras atuais e da relação dos concorrentes existentes e do que os entrantes podem esperar encontrar.
SegundoPorter, as economias de escala detêm a entrada de novos concorrentes por forçá-los a já entrarem com uma escala grande e adequada ou a aceitar conviver com uma determinada desvantagem em custo.2.2.4 Planilha e Análise da Força dos CONCORRENTES

Segundo o modelo de Porter a rivalidade entre os concorrentes existentes toma a forma familiar de uma corrida pela posição, ou seja, os concorrentesusam táticas, tais como preço, lançamento, promoções para alcançarem a melhor posição no mercado e alcançarem seus lucro desejados. Assim, podem-se considerar os concorrentes como todos aqueles que...
tracking img