Analise de livro didatico ramalho vol 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do Livro

A capa tem o desenho do sol. Apesar de o sol ser responsável por fornecer calor a Terra, nós achamos que a ilustração deveria ser ago relacionado a todos os temas do volume (termologia, óptica e ondas). Já a capa da parte 1 (que trata de Termologia) tem 3 pedras de gelo ilustradas. Este desenho já tem mais sentido, levando em conta que usualmente o gelo é usado como exemplopara explicar estados da matéria, transição de fase, fornecimento/recebimento de calor, entre outros temas tratados nesta parte. A forma como o livro foi encadernado, é de fácil manuseio e facilita o aluno, fazendo com que este não carregue muito peso.

O título do livro "Física- Fundamentos da Física" é um título amplo, que o autor usa em todos os volumes da coleção. Pelo título não conseguimosdetectar qual a linha de raciocínio do autor (tecnologia, dia-a-dia, física teórica).

Autores: o livro é mais conhecido pelo autor principal, Francisco Ramalho Junior, porém, verificamos que neste livro não há menção sobre sua formação, apenas dizem que ele dá aula em cursos pré-vestibulares. Já os outros autores tem sua formação mencionada na contra capa do livro. Nicolau Gilberto Ferraro éengenheiro Metalúrgico e licenciado em física pela USP. Já Paulo Antonio de Toledo Soares dá aulas de Física em cursos pré-vestibulares, escolas o ensino médio e superior, mas é formado em medicina.

O livro se destina a alunos do ensino médio. Pelo currículo utilizado nas escolas, concluímos que este livro é usado no segundo ano do ensino médio.

A coleção do Ramalho é dividida em três volumes.O volume dois, que é o que estamos analisando, é divido em 3 partes além do caderno de exercícios, sendo que cada parte trata de um assunto diferente ( Termologia, óptica e ondas). A parte 1 que expõe o tema "Calorimetria" é dividida em 4 unidades, que vai de “a” até “d”, e subdividida em 9 capítulos. No início de cada capítulo há uma introdução do tema a ser apresentado e novamente há divisão emsessões. Ao iniciarmos cada sessão, temos os objetivos, os termos e conceitos que nele serão trabalhados.

Como dissemos anteriormente, ao iniciar cada sessão o autor coloca bem diretamente, em tópicos, o objetivo dele sobre aquele tema. Porém, observamos, que o real objetivo do autor é capacitar alunos para o vestibular, e não para desenvolver um cidadão apto a contribuir para o progresso dasociedade com seus conhecimentos e uma formação cientifica bem estruturada, como ele afirma na apresentação livro. Detectamos isso, após verificarmos que cada capítulo vem acompanhado de dezenas de questões de vestibulares e no site há links direto para programa de vestibulares, datas, livros adotados pelas IES.

O livro faz ligação do tema apresentado com situações do cotidiano. Apresentapequenos textos sobre assuntos relacionados e indica sites para que o aluno continue se desenvolvendo e se interesse anda mais pelos assuntos após trabalharem na internet com animações e simulações de alguns fenômenos estudados.

Devido ao grande interesse dos jovens pela tecnologia, o uso de computadores no aprendizado aguça a curiosidade dos alunos. Porém, esse interesse tem que ser despertadodentro de sala de aula, com o professor. O livro apenas apresenta os experimentos online, assim, não abrange os alunos de todas as classes sociais.

O livro traz uma linguagem simples de ser entendida pelo aluno. Isso pode fazer de alguns professores meros transmissores do conteúdo. Entretanto, para atingir o objetivo sugerido pelo PCN (formar cidadão críticos, aptos a contribuir com a sociedade emque vivem) será necessária a intervenção do professor. Ele deverá que ir além do que o livro propõe, incluindo experiências reais no aprendizado do aluno.

O texto tem uma linguagem clara e fácil de ser entendida pelo aluno. Dessa forma, o aluno é capaz de aprender sem a presença do professor. Os gráficos são de fácil entendimento, pois todas as informações necessárias estão presentes nele...
tracking img