Analise de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

1. Os Tipos de Investimentos

1.1. Conceito de Investimento

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
Generalizando, então, de forma simples, um investimento é qualquer ato ouação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

1. 2. Os Tipos de Investimentos

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:
a) Investimentos públicos: são os recursosdisponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social.
b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
c) Investimentos mistos: são recursosdisponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.


1.3 A importância dos Investimentos

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.
Para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas,empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).
A sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionado ao volume de investimentos realizado por elas, influenciando em pelo menos dois aspectos:
1) Expansão das organizações: as organizações têm por objetivo crescer expandir seu mercado consumidor, de forma a podergerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.
2) Reposição de capital: mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos.
As organizações, pelo menos as com “saúde financeira”, mantém um fluxo de investimentosa fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

1.4 Análise de Investimentos

Para obter recursos, a organização necessita investir e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização, devendo analisar os investimentos de forma racional, fazendo três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a deambiente empresarial.
Considerações econômicas - levam em conta a rentabilidade e o risco dos investimentos, o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e de menor risco para a organização, devem ser considerados em valores monetários.
Considerações financeiras – levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.
Considerações de ambienteempresarial – são considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários, e influenciam diretamente a viabilidade de um investimento.
Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, decomo atingir os seus objetivos. Muitas empresas fazem orçamentos empresariais, que são ferramentas de planejamento e controle nas quais se projetam receitas, custos e despesas, estimando os resultados futuros da organização.




1.5 O mercado financeiro e a análise de investimentos

Chamamos de mercado financeiro ou bancários o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo...
tracking img