Analise de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo). Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalaçãode unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro. Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital. O investimentobruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques. O investimento líquido : exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão ocrescimento da economia.
Os principais tipos de investimentos são:

Investimentos Públicos: É um investimento realizado sem expectativa de retorno de montante investido. Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência de setores de baixa renda, como a construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obrasde infra-estrutura como estradas, que estimulam os investimentos privados através da oferta de um produto ou serviço antes inexistente.
Exemplos:Hospitais, escolas, rede de saneamento básico, dentre outros.

Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.Esses investimentos são osmaiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Exemplos: Fabricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, dentre outros.

Investimentos Mistos: Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimentonormalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Exemplos: Banco do Brasil e Petrobrás.
Considerando o momento econômico mundial que atravessamos, no qual percebemos a luta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento podeparecer, a princípio, contradição e utopia. No entanto, destacamos o fato de que se não houver a preocupação de crescer, quando do direcionamento das ações operacionais e estratégicas em qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo e competindo em algum nicho de mercado. Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez maispreparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc.
Nesse caso, investimento necessariamente não representa tão somente colocar mais dinheiro no caixa, mas também o fato de seus gestores atualizarem-se com informações relacionadas aoproduto/serviço, mercado de atuação (clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc.) e tendências de comportamento da economia. Inclusive considerar cenários políticos.
Abri um negócio é sempre um desafio. Nunca se sabe o que pode vir pela frente e se a decisão pela atividade na qual irá atuar será a certa. Vários fatores influenciam na economia e, consequentemente, no hábito de consumo...
tracking img