analise de catyions

672 palavras 3 páginas
Colégio Estadual Dom João Becker

CURSO:Técnico em Química

DISCIPLINA : Química Geral

PROFESSORA:Glaucia Endres

RELATÓRIO:Indicadores ácido-base.
Propriedades dos óxidos,dos ácidos e das bases.

ALUNA: Aline Munhoz de Oliveira

Porto Alegre , Maio de 2014.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Sabemos que atualmente na quimica existem vários milhões de substâncias diferentes,e essas substâncias são agrupadas conforme as que apresentem propriedades semelhantes,este agrupamento e denominado de funções. E as funções mais importantes da quimica inorgânica são os ácidos,as bases,os sais e os óxidos.
Os ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam e produzem o cátion Hidrogênio(H+). O cátion Hidrogênio é responsável pelas propriedades comuns a todos ácidos,o cátion Hidrogênio é chamado de radical funcional dos ácidos.
Enquanto as bases são compostos que em solução aquosa ocorre a dissociação iônica,liberando o ânion (OH-),chamado de hidróxido,oxidrila ou hidroxila.
Ácidos e bases estão sempre presentes no nosso cotidiano,eles sao materiasprimas indispensáveis para várias aplicações industriais,além de serem componentes usuais de alimentos,remédios e muitas outras coisas.
E,finalmente óxidos,que sao compostos binários de oxigênio com qualquer outro elemento químico,exceto o Flúor,por ser mais eletronegativo que o oxigênio. Os óxidos também estão muito presentes em nossa vida,basta lembrar da água e de muitosminerios de onde são extraidos metais de grande importância. E eles também são os pricipais poluentes da nossa atmosfera.
E se essas funções estão tão presentes em nossa vida,utilizamos incadores ácido-base ou indicadores de PH para identifica-las.

Parte experimental:

Objetivo do experimento:

Indicar se as substâncias eram ácidas ou básicas a partir da cor obtida,após a adição do indicador ácido-base ao reagente.

Materiais Utilizados:
- Tubos de ensaio.
- Estante de madeira.
-Indicadores: papel tornassol

Relacionados