Analise de aluno com pressupostos piagentiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autora Fabiane Lacerda


ANÁLISE OBSERVATÓRIA DA PRATICA SOB A TEORIA DE JEAN PIAGET



RESUMO

Este estudo aborda questões teóricas e praticas de uma observação realizada com uma criança de 4 anos e 8 meses em uma escola publica com objetivo de relacionar a teoria com a pratica segundo o estudioso Jean Piaget, para tanto será enfatizado relação do aluno com pessoas, atividade, objetos,tempo e espaço. Optamos por um estudo qualitativo descritivo, para poder observar e descrever de que forma a teoria de Piaget está sendo trabalhadas na Educação Infantil. O estudo proposto foi realizado no cotidiano da escola, através do método descritivo qualitativo com a realização de questionário para a professora e ao aluno através da observação seguida dos relatórios diários. Verificamos queé preciso ter sempre em mente que a aquisição do conhecimento dá-se por um processo de construção e não pela mera absorção de informações.

Palavras-chaves: observação, desenvolvimento, teoria, Jean Piaget.


INTRODUÇÃO

O desenvolvimento é um processo continuo que se inicia já na geração do feto, assim todos passamos por diferentes transformações psicológicas e físicas. A criança pequenatem sido vista como um dependente passivo e submisso porque sua aparência delicada tem o poder de causar no adulto um sentimento de proteção, contudo, estudos e investigações têm mostrado uma nova visão de criança. Essa nova visão nos permite compreender seu desenvolvimento cognitivo e a forma como ela constrói seu conhecimento, entendendo-a como sujeito que, desde o nascimento, está inseridanum contexto social e dela participa ativamente.

Sendo assim, foi realizada uma observação na sala de Educação Infantil ( PRE-I ), na Escola Municipal Sady Teixeira com o aluno F. S. R. aluno da professora Mª José de Souza Santos no ano letivo de 2011. Com o intuito de analisarmos o seu comportamento numa perspectiva piagetiana. Para tanto demos inicio ao processo de escolha da criança a serobservada juntamente com o corpo docente da escola, que após chegarmos um consenso na criança a ser observada, passamos para uma segunda etapa que consistia na autorização dos pais para tal procedimento, aproveitando já para observa a realidade do aluno em seu convívio familiar.

Após consentimento dos responsáveis pelo o menor e a liberação da professora para tal realização em dias previamentedeterminados com a docente, deu se inicio a prática de observação que deveria ser imparcial.

A observação baseia-se na psicologia do Desenvolvimento juntamente com a teoria de Jean Piaget, que representam uma abordagem para a compreensão da criança no decorrer de suas mudanças psíquicas e físicas. Piaget no decorrer de seus estudos explícita essas mudanças, através dos estágios de desenvolvimentoque para ele evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas as outras de acordo com o estágio.

No primeiro dia logo se percebeu que F. é uma criança que evidencia aspectos divergentes dos demais alunos de sua turma. Sua relação com as pessoas foge um pouco das relações frequentes apresentadas por seus colegas, pois raramente interage com todas as criançasfoca-se apenas em um único colega, contudo, mesmo sendo tímido ele reconhece todos seus colegas e funcionários da instituição pelo o nome, uma vez que à instituição referida é de pequeno porte e todos os funcionários que trabalham no turno que a criança estuda somam se juntos 6 pessoas inclusive com a professora.

Em relação ao comportamento do aluno para com as pessoas é peculiar, pois ele não semostrar diferente, porem não se socializa e nem interagi com os que estão a sua volta.

O entendimento teórico de Piaget parte do princípio que o desenvolvimento humano é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. No qual o homem recebe e reponde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento de forma cada vez mais elaborada...
tracking img