Analise da teoria karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA IDEOLOGIA MARXISTA ATÉ FRACASSO DO ESTADO SOCIALISTA


Professor Orientador Anderson Pestana*

RESUMO

Este artigo tem por objetivo abordar o surgimento das ideais Marxistas, mostrando detalhadamente como o contexto histórico da época impulsionou a estruturação de uma nova ideologia como forma de organização econômica, denominada socialismo. Em contraposto é relatado ospontos falhos e não previstos por Karl Marx em sua teoria, sendo feita uma análise minunciosa do reais motivos que levaram ao declínio do Estado Socialista. Conforme realizado uma criteriosa avaliação da aplicação prática do Estado com economia socialista, será possivel constatar o grande legado deixado pelo marxismo ao mundo.

Palavras-chave: marxismo, socialismo, capitalismo, ideologia,proletariado.

*Anderson Ramires Pestana – Professor Esp – Faculdade Vale do Cricaré – Univc – alogicadodireito@gmail.com
** Heitor Marcondes, Graduando em Direito, 2º Período, UNIVC – Faculdade Vale do Cricaré – heitoritaunas@hotmail.com
***Karolina, Graduanda em Direito 2ª Período, UNIVC – Faculdade Vale do Cricaré - Karolficke@hotmail.com
****Roberto Borgo Feitosa, Graduanda em Direito 2ª Período,UNIVC – Faculdade Vale do Cricaré – robertoborgo@hotmail.com

INTRODUÇÃO
A ideologia socialista será mostrada desde seu surgimento até sua aplicação, sendo transcrito inicialmente como se deu a origem das ideias e em qual contexto encontrava-se o mundo antes e depois do socialismo. No primeiro capítulo é possível compreender a linha de raciocínio apresentada por Karl Marx para consolidar talideologia. A partir do momento em que tal teoria ganha força dentro da classe social oprimida e explorada, o socialismo deixa de ser apenas uma simples utopia e passa para a fase de aplicação prática dentro da figura do Estado.
Conforme descrito no segundo capítulo o Estado seria o único capaz de transformar as sociedades capitalistas existentes em algo que até então não se havia visto no mundo,ou seja, uma sociedade justa, sem exploração do homem pelo homem, etc. Uma missão complicada, pois nem nas sociedades mais primitivas ou até nas indígenas, apesar de não terem o meio de troca (princípio básico do capitalismo), como forma prática em suas civilizações, já existia uma característica muito particular do capitalismo que consistia na divisão de classes sociais (outro princípio básicodo modelo capitalista).
Nos capítulos subsequentes são apontadas falhas do Estado quando impôs o socialismo, uma vez que Karl Marx não previu uma série de acontecimentos que fatalmente ocorreriam com a implementação de respectivo modelo econômico inovador.
Por último é abordado os legados deixado pelo marxismo, já que eles são de extrema importância para a sociedade contemporânea, pois uma novavisão foi instaurada no mundo após a apresentação das teses que embasaram o socialismo.


1. CONTEXTO HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA IDEOLOGIA SOCIALISTA.
Em meio a um contexto histórico de grande ascensão da miséria no período pós revoluções francesa e industrial, em que era notória a geração de grande acúmulo de riqueza em uma classe social minúscula, denominada como burguesia (os que detinham omeio de produção), e consequentemente uma classe majoritária intitulada de proletariado vivia em extrema pobreza, Marx entra para a história como um pensador visionário que tenta transcrever durante sua vida o que ele classifica como a solução socioeconômica.
O manifesto comunista é a obra onde está mais explícita respectivamente a solução, pois nela é descrito com exatidão como, segundo Marx,é possível não gerar riqueza de um lado sem que surja pobreza de outro. A respeito dessa desigualdade gerada com o acúmulo de riqueza em uma seleta parte da sociedade o teólogo brasileiro Leonardo Boff afirma:
O modelo capitalista não consegue criar riqueza sem ao mesmo tempo gerar pobreza; não é capaz de gestar desenvolvimento econômico sem simultaneamente produzir exploração social local e...
tracking img