Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
O pensamento de Marx influenciou vária área do conhecimento, comoa Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência, Politica e  Antropologia. Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos. Karl Marx é um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele pertence ao seleto grupo de homens que mudaram o mundo. Suas ideias modificaram a forma como vemos nossasrelações econômicas, sociais e culturais. Além de mudarem nosso entendimento da história da humanidade, elas também foram colocadas em prática e ajudaram a construir uma nova historia. Durante o século 20, uma boa parte das propostas econômicas e políticas de Karl Marx foram implantadas em quase um terço do planeta. Ainda que não seguisse exatamente a receita à risca, a União das RepúblicasSocialistas Soviéticas e países da Europa Oriental viveram sob a chamada doutrina marxista por dezenas de anos. Mas a abolição da propriedade privada e das classes sociais em busca da justiça social trouxe efeitos colaterais que parecem não ter sido previstos por Marx, como o totalitarismo, a estagnação econômica e a perda das liberdades individuais.
A experiência marxista na prática fracassou namaioria dos países em que foi implementada. Mas a contribuição do pensamento de Karl Marx tem sido fundamental para compreendermos de forma crítica como o mundo funciona, principalmente sob o ponto de vista econômico. Da filosofia de Hegel às revoluções que fervilhavam numa Europa em transformações, conheça como foi a vida de Karl Marx e como ele desenvolveu sua obra.

MARXISMO
O Marxismo é oconjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. O marxismo compreende o homem como um ser socialhistórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. A luta comunista se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para que os trabalhadores dacidade e do campo, em aliança política, rompam na raiz a propriedade privada burguesa, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores - de acordo com os interesses humano-naturais.
Fruto dedécadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos sectores da atividade humana ao longo do século XX, desde apolítica e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O marxismo foi utilizado desvirtuadamente como base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, nassociedades pós-revolucionárias.
No entanto, o marxismo ultrapassou as ideias dos seus precursores, tornando-se uma corrente político-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas, tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente...
tracking img