Analise da musica como nossos pais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Salvador Dali
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.
Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri.Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.

Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No anoseguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artistaneste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.

Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.

Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando queo artista era muito comercial.

Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida.

Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.

Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrounuma fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.

Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.
Principais obras de SalvadorDalí:
1922 - Cabaret Scene e Night Walking Dreams
1925 - Large Harlequin and Small Bottle of Rum
1926 - Basket of Bread e Girl from Figueres
1927 - Composition With Three Figures e Than Blood
1929 - O Grande Masturbador
Otto Lara Rezende

Otto de Oliveira Lara Resende nasceu em 1º de maio de 1922, em São João del Rei, Minas Gerais, seus pais eram Antônio de Lara Resende e Maria Julieta deOliveira. Otto Lara Resende era o quarto filho de uma fileira de 20 filhos.
O seu pai, professor, era dono do próprio colégio, o Instituo Padre Machado que foi transferido pêra Belo Horizonte em 1938, levando toda a família. Otto começou a escrever no “jornalzinho” do colégio que era vistoriado pelo professor Benone.
Em 1938, aos 16 anos , quando já morava em Belo Horizonte, Otto começou a termaior contato com autores lançados na época, conhece Fernando Sabino e entra para o escotismo, freqüenta o curso de inglês com Paulo Mendes Campos e torna-se amigo de Hélio Pellegrino, com quem lança o jornal “liberdade” em oposição ao Estado Novo.
Nesta época, Otto já trabalhava como professor de Português e Francês. Em 1939, é convidado para trabalhar no serviço do Imposto Territorial daSecretaria de Finanças de Minas. Aos dezoito anos, iniciou como jornalista no jornal “O Diário”, de Belo Horizonte, estreando com o artigo “Panelinhas Literárias”.
No decorrer de sua vida trabalhou no “Diário de Minas” e no Rio de Janeiro, nos veículos “Diário de Notícias”, “O Globo”, “Diário Carioca”, “Correio da Manhã”, “Última Hora”, “Manchete”, “Jornal do Brasil”, “TV Globo”, e no paulista Folha...
tracking img