Analise da imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.A Iconoclasmo: Doutrina Bizantina que pregava a destruição do ídolos e proibição de cultos.

2.B Quarto iconoclasmo (Arlindo Machado): os três primeiros ciclos se fundamentam na superioridadeirrestrita da palavra. Em linhas gerais, poderíamos concluir que estes movimentos representam o culto ao livro, a palavra: literolatria.

O tempo em que vivemos passa por certa crise em relação àimagem. A evolução da tecnologia vinculada aos meios de comunicação gerou, o que muitos teóricos denominam como, “a sociedade do espetáculo”. A crença de que a imagem promove a morte da palavra, erradicao gosto pela leitura e anuncia um novo analfabetismo, premissa básica para muitas argumentações.

O autor do mencionado texto, considera a imagem como produto da própria palavra. E enfatiza que aera atual se baseia na hegemonia da palavra escrita e oral ao observar que em nenhuma época se produziu tanto conteúdo relacionado à palavra. “A escrita não pode se opor às imagens pq nasceu dentro daspróprias artes visuais, como um desenvolvimento intelectual da iconografia”. A separação ou a dualidade entre estes dois domínio (palavra e imagem) tem a ver mais com as condições políticas,econômicas e institucionais, do que com a incompatibilidade de códigos (signos convencionais que estruturam sistemas).
2.C Realçao da imagem com iconofagia: A Era da Iconofagia significa que vivemos em umtempo em que nos alimentamos de imagens e as imagens se alimentam de nós, dos nossos corpos.Esse processo ocorre quando passamos a viver muito mais como uma imagem do que como um corpo. Viramos escravosdas imagens: temos que ter um corpo que seja uma imagem perfeita, temos que levar uma vida vivida em função da imagem, temos que ter uma carreira que seja uma imagem perfeita. Com isso, de repentenotamos que o corpo como entidade original da vida passou a ser uma imagem e, portanto, não ter mais vida própria. De outro modo: Somos devoradores de imagens e somos devorados por elas."(Norval...
tracking img