Analise critica do filme "faixa de areia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: FAIXA DE AREIA

O filme faixa de areia tenta nos mostrar que parece ser um consenso entre os cariocas que o rico e o pobre, o branco e o negro a Vieira Souto e a Rocinhase encontram na orla da cidade do Rio de Janeiro.
O filme mostra diferentes pontos de vista dos entrevistados sobre a ida a esse espaço. São histórias de casais que se conheceram e estão juntos atéhoje, catadoras de latinhas, vendedor de quitutes que pagou a escolas dos filhos com seu trabalho, gays, patricinhas, mauricinhos, suburbanos, ou seja, são histórias de diversas pessoas. A praia é vistacomo um espaço democrático e a todo tempo os entrevistados afirmam isso e que não existe barreira para os granfinos e a massa que vem dos subúrbios e baixadas onde se misturam todos com um mesmopropósito, riem, comem, pegam uma onda, só que a realidade é bem diferente pode não haver uma barreira física de separação, mas há uma divisão de grupos onde cada uma tem seu espaço. Os gays se agrupam noposto 9 de Ipanema, os mauricinhos e patricinhas no posto 10 e a massa de preferência bem longe. Pelo visto a democracia passou bem longe não é mesmo? Se é um local democrático porque então essadivisão de grupos, pois é bem assim que nossa sociedade é dividida em vários grupos sociais e onde encontramos ainda hoje muita discriminação, nada é tão lindo como as praias de Copacabana e Ipanema querefletem isso, a violência, as lutas de classes, os problemas sociais se encontram também ali, cada um mostrando a sua identidade “assim a identidade que se constitui no produto de um permanenteprocesso de identificação...”
Achei irônico da parte de uma entrevistada da zona Sul, quando disse que se incomodaria com as pessoas do subúrbio se parassem ali naquela praia e ainda enfatizou que nãoseria bom dividir o espaço com pessoas sem educação e sugeriu que estes fossem para o Piscinão de Ramos, quanta hipocrisia da parte dela. Um espaço heterogêneo onde se encontram diferenças sociais e...
tracking img