analise critica audtorio

559 palavras 3 páginas
“Ruídos na Avenida Paulista causam danos à saúde. Área tem barulho de carros, ônibus, buzinas, manifestações, helicópteros, britadeiras de obras e pedestres.”

A poluição sonora é um dos assuntos mais polêmicos hoje em dia. Os efeitos da poluição sonora na saúde são muitos e podem levar desde estresse e perda de audição. O ruído é conhecido por ter efeitos nocivos não somente sobre a audição, causando estresse em todo o sistema circulatório, respiratório e digestivo. Exposição prolongada ao ruído pode causar dores de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial. O barulho pode interferir no aprendizado de crianças e até mesmo afetar uma criança por nascer. Mas como se proteger hoje em dia do ruído urbano?
O exemplo da Avenida Paulista, onde os moradores, trabalhadores, pessoas que ali convivem, estão sendo afetados dia-a-dia com o ruído urbano, é um local de extremo cuidado. Ocorre que em nenhum momento foi pensado em se estabelecer normas e projetos acústicos por lei na área. A cidade foi crescendo e não seguiram normas básicas de construção assim como limites de ruídos em determinados horários. Esse problema ocorre em muitas cidades brasileiras pela falta de organização e critérios das autoridades.
Considerando do ponto de vista acústico nas edificações, principalmente em áreas urbanas onde o ruído é significativo, as fachadas deveriam garantir a isolação necessária para garantir as condições de conforto acústico dos usuários, estabelecidas na norma NBR10152. As novas edificações a construir precisam elaborar um projeto acústico, se, por exemplo, for em áreas urbanas com alto teor de ruído. O problema é que nas edificações existentes sem projeto acústico, hoje em dia o preço para fazer uma reforma acústica está muito alto.
Além dos efeitos na saúde e efeitos sociais, existem outros efeitos tais como caimento de valor de propriedade, já que ninguém iria gostar de morar ou trabalhar em um ambiente com ruído urbano. Portanto avaliação de ruído

Relacionados

  • Retórica e Miditização
    66089 palavras | 265 páginas