Analise bacteriologica em ambiente escolar ( esboço )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE BACTÉRIOLOGICA EM AMBIENTE ESCOLAR.

Kira Sofia Brígido de Almeida1; Shirley Keith Marques Almeida2; Esp. Karla Regina Freitas e Silva3.

Resumo: As Bactérias são organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única célula, são denominados procariontes, uma vez que o seu material genético não está envolvido por membrana nuclear e reproduzem-se assexuadamente. A população infantilé a mais afetada com elevadas incidências de enteroparasitoses. Neste contexto, o ambiente de maior susceptibilidade às infecções para crianças é o ambiente coletivo de creches e escolas por um aumento do contato interpessoal, maior contato com o solo e precárias condições de higiene. Assim, fazem-se necessário uma investigação da freqüência de micróbios presentes em elementos escolares paraelaboração de um programa de controle eficaz no combate as microorganismos no ambiente. A pesquisa tem como objetivo analisar a incidência microbiológica no ambiente escolar, em bebedouros, corrimão, banheiros e parque infantil, a fim de determinar o risco a que estão susceptíveis as crianças. A coleta de dados se deu através de amostras em uma escola da cidade de Natal, sendo investigado o setor deensino infantil e fundamental I para uma comparação, Foram encontrados diferentes micróbios no âmbito escolar, tais como Staphylococcus aureus, Salmonella e Shigella e Coliformes fecais.

Palavras-chave: Bactérias; Enteroparasitos; Crianças; Susceptível; escola.

Abstract: Bacteria are unicellular organisms, ie formed by a single cell, they’re called prokaryotes, since the material gene isn’tinvolved in nuclear membrane and reproduce asexually. Children are the most affected with high incidences of intestinal parasites. In this context, the environment of greater susceptibility to infection for children is the collective setting of kindergartens and schools by an increase in interpersonal contact, more contact with the soil and poor hygiene conditions. Thus, it is necessary aninvestigation of the frequency of microbes present in components school to prepare a control program for combating microorganisms in the environment. The research aims to analyze the microbiological implications in the school environment, in drinking fountains, handrails, restrooms and playground in order to determine the risk to which they are susceptible children. Data collection was through samples at aschool in Natal, and investigated the education sector kindergarten and elementary I for a comparison, were found different microbes in the school, such as Staphylococcus aureus, Salmonella and Shigella and fecal coliforms.


Keywords:

1 Introdução

Microrganismos causadores de infecção e doença acompanham o homem, desde a mais remota antiguidade e o nome "infectio" era reconhecido comoalgo de origem estranha que atacava o homem. Entretanto, desconhecia-se quais eram os agressores, os microrganismos. A primeira referência à existência de microrganismos patogênicos foi feita por Varrão e Columela, um século A.C. referiam-se às doenças, como sendo causadas por seres vivos invisíveis (Animalia minuta), que penetravam no corpo com os alimentos e o ar ingerido (Figueiredo,1995).
Osmicroorganismos, também chamados de germes ou micróbios, é um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu como vírus, bactérias, protozoários e muitas algas e fungos microscópicos (Indriunas, 2007).
As Bactérias são organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única célula, são denominados procariontes, uma vez que o seu material genético não está envolvidopor membrana nuclear e reproduzem-se assexuadamente (Indriunas, 2007). A maioria varia de 0,2 a 2,0 mm de diâmetro e de 2 a 8 mm de comprimento. As formas encontradas são esféricas, bastão e com curvaturas. Possuem estruturas encontradas externamente a parede celular, como o flagelo e os cílios, que são usados para locomoção ou para mover substâncias. Algumas células bacterianas são circundadas...
tracking img