Analisando "lady lilith", de dante gabriel rossetti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O século XIX consiste num período histórico de profundas transformações na Inglaterra. No auge da Revolução Industrial e da Lógica Puritana, encontrava-se o país em uma situação econômica favorecida, em razão da crescente industrialização possibilitada pela introdução das máquinas e do sistema fabril, em contraposição às manufaturas do período anterior.

A Época Vitoriana, que vai de fins doséculo XIX ao início do século XX, foi, porém, uma época de contradições. Numa sociedade puritana, que enfatizava os valores éticos como o respeito, a polidez e a discrição, na verdade consistia num desumano contexto para aqueles de classes sociais menos abastadas, sendo destituídos de sua própria consciência de sociedade pelo capitalismo industrial. Quanto a isso, Argan escreve: "(...) O custo doprogresso industrial era a impiedosa exploração dos trabalhadores, o aviltamento do povo, a degradação cultural das classes dirigentes"[1], um tempo de repressão moral e preconceito, acobertado por um puritanismo que se restringia a poucos.

Nesse contexto, a arte torna-se igualmente um sub-produto do capital econômico, algo que suprisse as necessidades imediatas de uma nobreza e burguesia ociosa,decaindo a um nível de baixo anedotismo, de moral utilitária, de entretenimento.

Em favor de uma renovação no campo da Arte, surgem teóricos e pensadores com a necessidade de sanear esta forma utilitária de ver a arte,entre elesJohn Rustink. Poeta e desenhista romântico, Rustink enfatiza a sensibilidade estética, o subjetivo em contraponto à razão, apontando para a necessidade de mudançasocial para que se houvesse realmente uma Arte Moderna com princípios estéticos[2]. Para isso, defende o retorno ao gótico na arquitetura e à arte figurativa o retorno aos primitivos  artistas anteriores à Rafael e Michelangelo.

Em torno desses ideais surge um grupo de artistas dispostos a renascer a arte inglesa, auto-intitulados Pré-Rafaelitas, dentre os quais analisaremos neste trabalho emespecial Dante Gabriel Rossetti e sua obra "Lady Lilith".

A fim de realizarmos este intento, orientar-nos-emos pelos métodos iconográfico e iconológico, descritos por G. C.Argan em "Preâmbulo ao estudo da Arte"[3], entendendo a Arte como um agente social, possuidora de valor artístico e realidade histórica. Para este fazer, primeiramente, problematizaremos a Irmandade Pré-Rafaelita e Dante GabrielRossetti quanto sua realidade histórica e poética, para então fazermos uma análise de "Lady Lilith".

A Irmandade Pré-Rafaelita

A Irmandade Pré-Rafaelita[4] consistia em um grupo organizado ao modo de uma confraria medieval, formado por 7 membros, entre eles Dante Gabriel Rossetti (1828-82), Holman Hunt (1827-1910) e John Everett Millais (1829-96), os quais dedicavam-se principalmente àpintura, mas também à poesia e à crítica de arte.

Tendo como figura principal Rossetti, a Irmandade surge como reação ao academicismo da cultura oficial, sobretudo à arte vitoriana de seu tempo, a qual seguia os moldes dos artistas clássicos do Renascimento. Os Pré-Rafaelitas objetivavam devolver à arte sua pureza e honestidade anteriores, que consideram existir no Gótico final e no Renascimentoinicial (anterior aos grandes mestres renascentistas), tentando readquirir o sentido ético do operar artístico primitivo, almejaram uma arte mais espontânea e voltada para a natureza, prenunciando, ao mesmo tempo, conteúdos da modernidade.

Pretendiam o retorno a uma época anterior à Rafael, anterior à industrialização, o do artista artesão, como sendo uma forma de reação contra o capitalismo, àrazão e à técnica materialista da indústria.

Causou o Pré-Rafaelismo uma revolução, tanto na pintura quanto na literatura, crendo que o papeldo artista seria o de ensinar a fazer coisas que sejam simultaneamente naturais e espirituais, úteis e belas. Para eles, independentemente do tema retratado, a obra de arte deveria transmita uma idéia autêntica, fruto da individualidade do artista, não...
tracking img