Analisando "lady lilith", de dante gabriel rossetti

2862 palavras 12 páginas
O século XIX consiste num período histórico de profundas transformações na Inglaterra. No auge da Revolução Industrial e da Lógica Puritana, encontrava-se o país em uma situação econômica favorecida, em razão da crescente industrialização possibilitada pela introdução das máquinas e do sistema fabril, em contraposição às manufaturas do período anterior.

A Época Vitoriana, que vai de fins do século XIX ao início do século XX, foi, porém, uma época de contradições. Numa sociedade puritana, que enfatizava os valores éticos como o respeito, a polidez e a discrição, na verdade consistia num desumano contexto para aqueles de classes sociais menos abastadas, sendo destituídos de sua própria consciência de sociedade pelo capitalismo industrial. Quanto a isso, Argan escreve: "(...) O custo do progresso industrial era a impiedosa exploração dos trabalhadores, o aviltamento do povo, a degradação cultural das classes dirigentes"[1], um tempo de repressão moral e preconceito, acobertado por um puritanismo que se restringia a poucos.

Nesse contexto, a arte torna-se igualmente um sub-produto do capital econômico, algo que suprisse as necessidades imediatas de uma nobreza e burguesia ociosa, decaindo a um nível de baixo anedotismo, de moral utilitária, de entretenimento.

Em favor de uma renovação no campo da Arte, surgem teóricos e pensadores com a necessidade de sanear esta forma utilitária de ver a arte,entre elesJohn Rustink. Poeta e desenhista romântico, Rustink enfatiza a sensibilidade estética, o subjetivo em contraponto à razão, apontando para a necessidade de mudança social para que se houvesse realmente uma Arte Moderna com princípios estéticos[2]. Para isso, defende o retorno ao gótico na arquitetura e à arte figurativa o retorno aos primitivos  artistas anteriores à Rafael e Michelangelo.

Em torno desses ideais surge um grupo de artistas dispostos a renascer a arte inglesa, auto-intitulados Pré-Rafaelitas, dentre os quais analisaremos neste trabalho em

Relacionados

  • TCC Apropriacoes do Mito Lilith
    23740 palavras | 95 páginas