Anabolizantes riscos e mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O uso dos esteróides anabolizantes é predominantemente associado aos atletas de alta competição. São tomados por atletas de todo o tipo de desportos para melhorar o seu rendimentodesportivo, nomeadamente, ao nível da força explosiva.
Sabe-se porém, que o uso destas substâncias é muito mais alargado, sendo igualmente utilizadas pela população em geral, não envolvida em qualquertipo de prática desportiva. As razões que estão na origem deste consumo encontram-se relacionadas com a vontade de melhorar o rendimento a nível profissional, ou mesmo a nível social.
No entanto, oconsumo dos esteróides anabolizantes começa a ser preocupante junto dos utentes dos ginásios e de alguns jovens que pretendem melhorar a sua imagem corporal através da obtenção de um corpo mais musculado.Em alguns países desenvolvidos, o uso destas substâncias constitui já um problema de saúde pública .
Por exemplo, nos Estados Unidos, é estimado que 5 a 12% de homens e 0,5 a 2,5% de mulheres tenhamafirmado consumo de androgénios, em que mais de 1/3 não participam de esportes organizados. Mais destes 2/3 começaram a usá-los por volta dos 16 anos ou mais novos. O uso crescente de anabolizantesartificiais com fins estéticos nos Estados Unidos é classificado como uma "Epidemia silenciosa". Pesquisas recentes mostram que 7% dos estudantes colegiais americanos já foram ou são usuários deanabolizantes e que 9% dos que freqüentam academia os consomem regularmente.
Um estudo realizado no âmbito do programa “ 2004 Monitoring the Future Survey”, fundado pelo Instituto Nacional de Drogas deAbuso e Institutos Nacionais de Saúde, e conduzido pelo Instituto Social de Pesquisa da Universidade de Michigan, demonstrou que em 2004, o uso de esteróides pelos alunos do 8º ano foi de 1.3%, 2,3% nosde 10º ano e 3,3% nos de 12º ano.




















Efeitos de anabolizantes no organismo
A principal ação é o aumento de...
tracking img