Ana Paula Bissaro Loureiro A2 PDCA

326 palavras 2 páginas
Curso de pós graduação em psicopedagogia

PSICOPEDAGOGIA: Psicomotricidade no desenvolvimento de competências acadêmicas

ANA PAULA BISSARO LOUREIRO _A2_PDCA_

Rio de Janeiro
26/11/2014
Psicomotricidade e Aprendizagem
A Psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo; é a integração entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.
Le Boulch (1985, p. 221) observa que “75% do desenvolvimento psicomotor ocorrem na fase pré-escolar, e o bom funcionamento dessa área facilitará o processo de aprendizagem futura”.
A criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, dentre outras. O desenvolvimento psicomotor oportuniza as crianças condições de desenvolver capacidades básicas, aumentando seu potencial motor, utilizando o movimento para atingir aquisições mais elaboradas.

Para o desenvolvimento da aprendizagem, o lúdico se considera de extrema importância para o psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dele que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções.

Portanto, é importante que o professor tenha consciência de que a criança atua no mundo por meio do movimento; daí a importância de o professor conhecer o desenvolvimento motor e suas fases, para que seja capaz de propor atividades fundamentadas nos conceitos da Psicomotricidade, criando currículos e projetos em que as crianças utilizem o corpo como meio para explorar, criar, brincar, imaginar, sentir e aprender.
Nessa perspectiva, é necessário que os professores tenham uma formação inicial consistente e acompanhada de

Relacionados