AN LISE E HIERARQUIZA O DO PATRIM NIO

2821 palavras 12 páginas
ANÁLISE E HIERARQUIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO TURÍSTICO

MÉTODO HIERARQUICO DECIMAL DECRESCENTE E DE ANÁLISE DE RISCO E FRAGILIDADE PARA PRIORIZAÇÃO DO ATRATIVO

Identificado e classificado o atrativo, torna-se necessário avalia-lo para estabelecer a sua importância em termos de atratividade.
Há, portanto que se avaliar o atrativo decompondo-o, e avaliar é o processo que permite definir a importância atual e futura de um atrativo em relação ao outro.
Para avaliar é necessário:
a) Observar um conjunto de fatores, observado nas tabelas seguintes;
b) Identificar a qualidade específica;
c) Observar a influência turística do objeto e de seu entorno;
Portanto a hierarquização é estabelecida através do conceito de atratividade que é o fator intrínseco do patrimônio capaz de motivar pessoas a empreender viagens dentro do núcleo ou fora dele. Sendo assim, a atratividade está relacionada com as motivações das viagens e a avaliação que os turistas mesmos estabelecem. Como contraponto observa-se a quebra do cotidiano.
A otimização prospectiva da análise e hierarquização do patrimônio turístico, método hierárquico decimal decrescente e de análise de risco e fragilidade, procura fornece subsídios para a diferenciação objetiva das características e os graus de importância entre os atrativos e seu potencial constitui importante informação para a tomada de decisão estratégica para determinada destinação que dependendo da categoria em que está inserida deverá impor ações mercadológicas com maior ou menor intensidade. Assim quanto mais alta for a vocação turística do atrativo mais desejável ela será e provavelmente mais rentável se tornará. “A experiência de análise e hierarquização estabelecida e desenvolvida pelo Centro Interamericano de Capacitação Turística (1977) da OEA prevê a classificação visando à seleção de algumas variantes, como pode ser observado no Quadro 1, e que possibilita uma análise detalhada e hierarquizada do patrimônio” (DE PAULA E ZACCHI, 2004).
Fatores de

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas