TRABALHO PORTUGUES CARLOS FIBRA

1419 palavras 6 páginas
COMPARAÇÃO

Comparação (também conhecida como Analogia) é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile.
É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos que se assemelham.

Exemplo:

O Amor queima como o fogo

Metáfora

Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição".

EXEMPLOS:
Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.
Eu carrego o mundo nos meus ombros.
Os jogadores já estão preparados e estão no gramado que é um lindo tapete verde.

HIPÉRBOLE

Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há exagero ou demasia propositada 1 2 num conceito, expressa de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em palavras mais simples, hipérbole é "expressar uma ideia de forma exagerada".
É habitual na linguagem corrente, como quando se pronuncia: "Já te ressalvei mais de mil ocasiões, para não retrocederes a proferir-me elevado!".

Exemplos:
"Eu chorei rios de lágrimas."
"Você me faz morrer de rir."
"Estou morrendo de fome!"
"Um ser amor!"
"Eu quero ter um milhão de amigos e, bem mais forte, poder cantar!!"

IRONIA

A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas,

Relacionados

  • Por que flamengo?
    96248 palavras | 385 páginas