AN LISE ESTIL STICA

9670 palavras 39 páginas
ANÁLISE ESTILÍSTICA DE ALGUNS POEMAS DE CECÍLIA MEIRELES (I) 1- INTRODUÇÃO
1.1 - OBJETIVO
Neste trabalho, procurei mergulhar fundo na obra de Cecília Meireles para compreender detalhadamente o lirismo em seus poemas. A obra de Cecília Meireles, desde a sua primeira leitura, deixou-me pensativa, pois abordam temas tão comuns ao meu íntimo e, creio, de toda a humanidade, tais como a morte, o amor, a fugacidade da vida, a efemeridade dos tempos.
A genialidade da poetisa em abordá-los, reflexivamente, sem aterrorizar-nos, tenta-nos, pelo contrário, acordar para uma realidade, suavemente, como é o ritmo de suas poesias, comprovado pelas palavras de Walmir Ayala: “(...) sente-se que o aprendizado da morte começou muito cedo para ela (...), uma visão muito dura e precoce em direção ao grande enigma(...)” (CM, PC, p. 13)
E nas palavras da própria Cecília Meireles, que alcançou seu objetivo ao ver sua obra reconhecida: “Acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tanto se deixam arrastar, mostrar-lhes a vida em profundidade, sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante” (CM, LC, p. 6)
Dedico-me a investigar a sua expressividade, seu simbolismo, seus ritmos, através da análise estilística, profunda e carinhosa, assim como são os poemas da autora, compreendendo o fascínio de sua obra durante o tempo e as surpresas que aparecem a cada estudo feito.
Aos que lerem o trabalho, entendam o que foi feito e entendam a razão de ser ela um dos grandes destaques do Modernismo Brasileiro até os dias atuais. - CECÍLIA MEIRELES, A PASSAGEM DE UMA BORBOLETA VERSÁTIL
Cecília nasceu no Rio de Janeiro, em sete de novembro de 1901. Órfã de pai (morreu três meses antes do nascimento da filha), antes dos três anos de idade, perde também a sua mãe.
Resta-lhe a avó materna, moçambicana, que educa a menina, aprendendo desde então, sobre a morte, a vida, sua efemeridade e solidão, características que surgirão mais tarde em

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas
  • adiminstração
    96953 palavras | 388 páginas