An Lise Do CuSO4 Atrav S De Um Espectrofot Metro

518 palavras 3 páginas
Resumo
Medimos a concentração de amostras de CuSO4, através de uma relação linear entre a concentração e a absorbância, de acordo com parâmetros estabelecidos pela lei de Lamberty-Beer.

Introdução
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Quando a luz (monocromática ou heterogênea) incide sobre um meio homogêneo, uma parcela da luz incidente é refletida, uma outra parcela é absorvida no meio e o restante é transmitido. Se a intensidade da radiação da luz incidente for representada por Io e da luz absorvida por Ia, a da transmitida por Ite a da refletida por Ir , então:
Io = Ia + It + Ir
Quadro interpretativo do triângulo das cores do Spectrophotometer
De acordo com o quadro, visto a solução aquosa de Sulfato de Cobre apresenta uma coloração de azul celeste conclui-se que absorve radiações na zona do vermelho.
RADIAÇÂO ABSORVIDA
RADIAÇÃO REFLETIDA
COR COMPLEMENTAR
Azul
Vermelho – Verde
Amarelo
Verde
Vermelho – Azul
Púrpura/Magenta(rosa)
Vermelho
Azul – Verde
Azul Celeste/Ciano
A espectroscopia de absorção no visível procura justamente fazer a análise das radiações absorvidas por uma amostra corada. Neste caso o composto encontra-se em solução aquosa, e como tal a técnica usada baseia-se na comparação da intensidade luminosa de um feixe de radiação aproximadamente monocromático depois de atravessar a amostra (I­­o), com a intensidade luminosa de um feixe correspondente emergente depois de atravessar o solvente usado (I).
No espectrofotómetro faz-se passar um feixe de radiação através de uma amostra geralmente em solução. A radiação que atravessa a amostra é então comparada, para cada banda de freqüências, com a intensidade do feixe que atravessa a solução-padrão. A intensidade de um

Relacionados