An Lise Comparativa Da Acur Cia In Vitro De Testes De Detec O De HCG Urin Rio

3496 palavras 14 páginas
Análise comparativa da acurácia in vitro de testes de detecção de hCG urinário

Gisele Silva de MoraesI; Rafael do Amaral CristovamI; Ricardo Francalacci SavarisII
IGraduandos em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
IIDoutorado em Ciências Médicas, Professor Adjunto, UFRGS, Professor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

RESUMO
OBJETIVO: Identificar se os pontos de corte de sensibilidade anunciados por três testes de gravidez na urina são compatíveis com os anunciados pelo fabricante e descrever os seus desempenhos diagnósticos.
MÉTODOS: A urina de um voluntário masculino foi usada para diluir β-hCG recombinante em concentrações definidas de 0; 6,25; 12,5; 25; 50; e 100 mUI/mL. As amostras foram codificadas e cegamente analisadas para a positividade em três diferentes lotes dos testes hCG Strip Test Plus®, BioEasy® e Visitect Pregnancy®. O tamanho da amostra foi calculado para um erro alfa de 5%, com um poder de 99%.
RESULTADOS: As três marcas apresentaram sensibilidade de 100% na detecção do β-hCG nos três lotes analisados, com 100% de valor preditivo negativo, usando somente controles negativos e amostras com concentrações iguais ou superiores ao limite do teste (n = 180/marca). A acurácia dos testes foi 83% (BioEasy®), 84% (Visitect®) e 91% (Strip Test Plus®). O Strip Test Plus® apresentou o melhor desempenho para a razão de probabilidade positiva (52,5), enquanto que o produto Visitect® teve a melhor razão de probabilidade negativa (zero).
CONCLUSÃO: Os três produtos analisados têm a sensibilidade dos pontos de corte anunciados. O produto Strip Test Plus® tem o melhor desempenho para identificar concentrações urinárias de β-hCG > 12,5 mUI/mL, consequentemente, confirmando gravidez, enquanto que o Visitect® tem o melhor desempenho para descartar a presença de β-hCG na urina (probabilidade pós-teste negativo: zero).
Unitermos:

Relacionados