Amortizaão

611 palavras 3 páginas
AMORTIZAÇÃO

A amortização consiste no pagamento parcelado de dívidas. Cada parcela pode vir acompanhada de juros, da amortização (parte do valor original da dívida) e não necessita ser de mesmo valor. Para melhor expressar a taxa de amortização temos a seguinte fórmula:

Amortização = P / n

(Aonde P é o valor presente da dívida e n o número de parcelas)

Dentre as várias formas de amortização as mais comuns no mercado são: o Sistema de Amortização Francês, o Constante, o Crescente e o Americano. Mas, também, muitas vezes as empresas criam seu próprio Sistema de Amortização, pois assim, acreditam que ele melhor se adequará ao seu fluxo de caixa. A seguir veremos mais detalhadamente sobre cada Sistema acima citado.

1- Sistema de Amortização Francês (SAF)

Neste sistema as prestações pagas têm sempre o mesmo valor, sendo assim, a dívida fica totalmente quitada com x prestações de valores iguais. O sistema recebe este nome por ter sido muito usado na França no século XIX e deve ser usado por empresas que tenham um fluxo de caixa constante disponível para o pagamento da dívida nos próximos períodos.

2- Sistema de Amortização Constante (SAC)

Aqui, o valor da amortização é sempre o mesmo. Sendo assim, ao amortizarmos sempre uma parte da dívida conseqüentemente estaremos diminuindo, a cada pagamento, o saldo devedor. De mesmo modo, os juros também diminuirão gradativamente, pois eles incidem sobre o saldo devedor. Este sistema deve ser adquirido por empresas que tenham um fluxo de caixa maior no período 1 e vá diminuindo ao se aproximar do período n.

3- Sistema de Amortização Crescente (SACRE)

É também chamado de Sistema de Amortização Misto, pois visa na média entre os dois sistemas anteriores. Então, primeiramente encontramos o valor das parcelas no SAF e no SAC; depois, tiramos a média de cada parcela, assim, teremos o valor de cada prestação. O uso desse sistema é mais indicado e comum no financiamento imobiliário.

Relacionados

  • Amortizaão
    625 palavras | 3 páginas
  • ExercicIos De Amortizacao
    638 palavras | 3 páginas