amora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

É muito importante saber-se com que velocidade certos processos químicos ocorrem. O ramo da ciência que trata desta área importante é a cinética química (do grego “movimento”).

A cinética química tem importância sob diversos aspectos. De uma parte ela é a fonte mais útil de informação de como as reações químicas ocorrem – isto é, os mecanismos das reações químicas – que é um dosproblemas mais interessantes da química moderna. Por outro lado, um conhecimento das velocidades das reações é essencial para o sucesso de muitos processos químicos industriais; ele permite ao químico selecionar as condições de uma reação de modo a obter a velocidade ótima nas condições mais econômicas.

Além disso, a cinética química é importante na biologia e na medicina, porque a saúderepresenta um balanço entre um grande número de reações que ocorrem em nosso organismo. O desenvolvimento de catalisadores, que são substâncias que fazem com que as reações ocorram mais rapidamente, é um ramo da cinética química que é crucial para a solução de problemas importantes, tais como a fome no mundo e o desenvolvimento de novos combustíveis.

A velocidade de uma reação é, geralmente,definida como a velocidade com que os reagentes são transformados nos produtos em qualquer instante selecionado, sob um dado conjunto de condições experimentais. Ou seja, a velocidade de uma reação é a velocidade da conversão líquida dos reagentes nos produtos.

A velocidade de uma reação depende geralmente da(s) concentração(ões) de um ou mais reagentes e, às vezes, de um ou mais produtos.Portanto, no estudo da cinética de uma reação, uma primeira etapa consiste em determinar quais são os reagentes e produtos cujas concentrações influem na velocidade da reação a uma dada temperatura. A etapa seguinte é estabelecer como a velocidade da reação depende da concentração dessas espécies envolvidas – isto é, a assim ”dependência velocidade /concentração”. A expressão algébrica que relaciona aconcentração e a velocidade é denominada lei de velocidade de reação. É importante entender que a lei de velocidade não pode ser determinada a partir da equação simplificada da reação, mas deve ser obtida a partir de medidas experimentais de velocidade de reação. Considere, por exemplo, a seguinte reação hipotética e homogênea:

aA + bB cC + dD.

A lei de velocidade dessa reação é:

v =k[A]m[B]p

onde k é a constante de velocidade da reação, que é típica de cada reação e varia com a temperatura. Os expoentes m e p são determinados experimentalmente e não são necessariamente iguais aos coeficientes estequiométricos da reação.

Após a determinação da dependência velocidade/ concentração de uma reação sob um dado conjunto de condições experimentais, a próxima etapa é determinarcomo a velocidade da reação é influenciada pelas mudanças nas condições experimentais, como a temperatura, a pressão, o tamanho de partícula dos reagentes sólidos e a presença de catalisador.

A relação entre temperatura e velocidade das reações químicas afeta muita situações do cotidiano. O aumento da temperatura tende a elevar a velocidade de uma reação, porque quanto maior for a temperaturamaior será a proporção de moléculas que terão energia suficiente para reagir.

Aumentando-se a concentração dos reagentes aumentam-se os números de colisões das moléculas, e conseqüentemente, aumenta a velocidade da reação. Portanto, a velocidade é diretamente proporcional a concentração dos reagentes.

Quanto maior a superfície de contato, maior o número de choques efetivos entre as partículasdos reagentes e, portanto, maior será a velocidade da reação.

Catalisadores são substâncias que aceleram uma reação, mas não sofre, no processo, modificação da sua natureza química. A sua função é diminuir a energia de ativação da reação.

OBJETIVO

Estudar os fatores que influem na velocidade de uma reação.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e reagentes:

Ácido Oxálico (H2C2O4) 0,5 M;...
tracking img