Amor sem escalas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ssa é o tema central no filme “Amor Sem Escalas”, 2009 (UP IN THE AIR) de Jason Reitman.  “Amor Sem Escalas” apresenta um retrato bastante acurado sobre as relações contemporâneas, tanto no nível das relações privadas, quanto no nível das relações interpessoais no seio das corporações.
George Clooney interpreta o papel de um alto executivo de recursos humanos, Ryan Bingham que viaja por todos osEstados Unidos para despedir trabalhadores para a grande corporação em que trabalha.
Ryan demite pessoas, as quais ele nunca viu e das quais ele não se interessa saber mais do que o essencial. Ryan somente cumpre, com muita competência, o protocolo da empresa, insensível à vida e ao futuro das pessoas que demite.
O comportamento dele é análogo ao comportamento de muitos executivos e líderes quepreocupados com uma eficiência de relógio, se esquecem que lidam diretamente com um material muito sensível e que é base dos resultados em qualquer organização: o capital humano.
Nas cenas de demissão o filme trás o depoimento e os dramas reais de pessoas que passaram pela difícil experiência de perder uma posição no mercado e todos os problemas que isso acarreta.
Sabemos que muitas vezes ademissão é inevitável, mas não podemos e não devemos deixar de nos sensibilizar, por que essa pode ser a história de qualquer um de nós.  Nesses momentos vemos quanto o fator humano é o essencial.
O filme também fala sobre o uso da tecnologia e a alienação. A desumanização das relações nas empresas.
Uma nova contratada, Natalie Keener interpretada por Anna Kendrick, para cortar gastos, propõedemissão por internet, através de Conference Calls. Uma das formas mais impessoais e inumanas que se pode imaginar no tratamento de pessoas, mas é bastante verossímil levando em conta a realidade de muitas organizações.
Ryan, no filme, tem uma vida que lhe agrada, quase não vive em sua casa, na pequena cidade de Omaha em Nebraska. Ele literalmente não planta raízes, é um nômade emocional e faz questãode ser assim.
Ele é o viajante perfeito: organizado e eficiente, levando sua maleta leve pelos corredores dos aeroportos.  Ele gosta muito de seu estilo de vida e não parece ter nenhuma crise de consciência em relação ao seu trabalho.
Ryan é também palestrante, viaja pelo país advogando sua filosofia e estilo de vida: “Relacionamentos é a bagagem mais pesada de nossas vidas”, “não somos cisnesmonogâmicos, somos tubarões”. Ryan quer que esvaziemos nossas bagagens relacionais, viver sem compromissos, sem responsabilidades, viver simplesmente para si mesmo.
As relações de Ryan são sempre superficiais, companheiros de viagem em um vôo, uma aeromoça, uma amante ocasional em alguma cidade etc. Sua família já sabe que não pode contar com ele. Ryan vive na superfície das coisas, e nasuperfície tudo parece perfeito.
Mas, o que ele não pode evitar é de sentir uma profunda solidão.
Amor Sem Escalas não é um filme que dá soluções fáceis. Sabemos que no mundo moderno a dinâmica do equilíbrio entre o indivíduo e o outro é sempre uma relação complexa.
Faz parte da sabedoria de um líder saber quando se deve priorizar ou ceder em cada momento que as circunstancias demandam.
Em resposta aproposta de esvaziar as bagagens relacionais, e viver como se não existisse responsabilidade ou compromissos:
Que tal tentar carregar com o outro?
A vida só tem propósito nas relações e nos vínculos que estabelecemos.
Quem ainda não assistiu, assista. Um bom filme para assistir acompanhando e conhecer e aprender um pouco mais sobre o papel das empresas de recrutamento e recolocação profissional.Trata-se do novíssimo, Amor Sem Escala. que narra a vida de Ryan Bingham( George Clooney), cuja profissão é demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheia, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Ryan adora seu trabalho que lhe proporciona conhecer todo o país e ainda acumular milhas de vôos. Entretanto, um belo dia, seu chefe resolve otimizar o negócios e contrata...
tracking img