Amigos do planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO

A empresa Nova Casas Bahia S/A, com o projeto denominado Amigos do Planeta, desenvolve programas de responsabilidade social. Tais como: Utiliza embalagens biodegradáveis ao entregar os produtos para seus clientes em suas lojas, e ao entregar as mercadorias nas casas dos clientes, com a autorização do mesmo retira as embalagens dos produtos e retorna para uma Central de Triagem(Logística Reversa), onde são separadas, prensadas e embaladas para serem vendidas para empresas que fazem o processo de reutilização desse material. Com a verba decorrente da venda desse material, paga o salário dos funcionários responsáveis pela triagem, além de implementar programas de inclusão digital e social em todo o Brasil, também tem o projeto papa pilhas/baterias onde todas as filiaispossui uma caixa coletora específica.
Com esse projeto, além da empresa agregar valores nas dimensões econômica, social e ambiental, também rentabiliza seus lucros com a redução de seus custos com a reutilização de grande parte do material de expediente que antes eram incinerados.

Fonte: http://site.casasbahia.com.br/amigos.do

3

INTRODUÇÃO

Com as informações obtidas nessa pesquisa,pretendo desenvolver ações que possa favorecer a sustentabilidade assim como as instituições, pois só conseguiremos reverter os problemas já existente com ações que envolva todos empresa, gestões públicas e comunidades.

4
CONCLUSÃO

É com projetos como esse, que a empresa Casas Bahia consegue reverter o processo de degradação do meio ambiente, consequentemente melhorar sua imagem perante asociedade, além de promover emprego a famílias carentes que antes dependiam de catar recicláveis nos lixões sujeitando-se a condições subumanas e sujeitos a tantas pestes e misérias.

5


AMIGOS DO PLANETA
Programa socioambiental da Casas Bahia já destinou mais de 25 mil toneladas de materiais para reciclagem em mais de 2 ano de funcionamento. Verba é destinada a projetos sociais na áreade educação.
O Amigos do Planeta é um programa socioambiental que tem como objetivo engajar os mais de 56 mil colaboradores da rede para que atuem na preservação do meio ambiente, não só dentro da Casas Bahia como também nas suas respectivas comunidades. O programa está baseado no conceito dos 3R's (redução, reutilização e reciclagem de materiais) e inclui ações de conscientização e de mobilizaçãoe projetos de eco eficiência para redução do consumo de recursos naturais e energia elétrica. O programa foi implementado há pouco mais de 2 anos em um grupo piloto formado pelo complexo da matriz, 09 lojas da grande São Paulo e o maior centro de distribuição da rede, localizado em Jundiaí (SP). Desde então, já encaminhou mais de 25 mil toneladas de materiais para reciclagem. O projeto poupa domeio ambiente diariamente o lixo gerado/dia por uma cidade de mais de 35 mil habitantes. Entre os índices já alcançados, o programa também reduziu 45% o volume de copos plásticos consumidos pelos colaboradores e 20% o volume de papel. Além disso, já destinou para o descarte correto mais de 4 toneladas de pilhas/ baterias e 23 mil lâmpadas. Hoje, o projeto já envolve 116 lojas da cidade de SãoPaulo, além de duas plantas da Indústria de Móveis Bartira os dois sites da empresa de relacionamento com o cliente CB Contact Center e atinge, diretamente, mais de 20 mil colaboradores e outras 200 mil indiretamente.
Idealizado no início de 2007 por um comitê formado por representantes de vários departamentos da empresa, o Amigos do Planeta foi formatado de modo a sistematizar uma políticacorporativa socioambiental, levando em conta a cultura e o modelo de gestão da Casas Bahia.
O Amigos do Planeta conta com várias ferramentas: desde uma ampla campanha de conscientização, envolvendo frequentes treinamentos dos colaboradores e iniciativas de comunicação, até a própria coleta seletiva de lixo, a partir da qual, plásticos, papéis, papelão, isopor, entre outros materiais, são enviados para...
tracking img