Amigdalite/faringite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A cavidade orofaríngea não é estéril: flora normal da orofaringe: •bactérias gram+ •bactérias gram•bactérias anaeróbias

O desenvolvimento anormal de qualquer um destes microrganismos,
OU

A invasão de microrganismos do meio ambiente exterior (bactérias ou vírus),
Desequilíbrio da flora normal da orofarínge Infecção Inflamação das amígdalas e Faringe Amigdalite e FaringiteAguda

Introdução
A comum “dor de garganta” pode ser o sintoma inicial de diversas patologias tais como: constipação, gripe, faringite, amigdalite

Gráfico1: Incidência segundo o grupo etário

Faringe - Anatomia
A faringe:
Conduz o alimento para o esófago e o ar para a traqueia. Tem uma série de músculos que formam 2 camadas: - Camada circular externa - Camada circular interna Pode serdividida em 3 porções distintas: - Nasofaringe - Orofaringe - Hipofaringe

Faringite - Etiologia
Faringite Viral
Uma grande variedade de microrganismos pode causar faringite. A importância relativa dos diferentes patogenes pode ser apenas estimada, pois em muitos casos (cerca de 30%) não é possível identificar o agente. No seu conjunto os vírus respiratórios são a causa identificável mais comum,sendo o rinovírus e coronavírus responsáveis por uma grande proporção dos casos. Os vírus influenza, parainfluenza e adenovírus também causam uma parcela ponderável das faringites. Outras causas virais importantes, porém menos comuns, são o herpesvírus simplex (HSV) tipos 1 e 2, o vírus Coxsackie A, o citomegalovírus (CMV) e o vírus Epstein-Barr (EBV).

Faringite - Etiologia
FaringiteBacteriana
Tipicamente causada pelo S. pyogenes ,5 a 15% dos casos de faringite aguda nos adultos. Faringite estreptocócica do grupo A, é principalmente uma doença de pessoas entre 5 e 15 anos de idade, sendo rara naquelas com menos de 3 anos. Os estreptococos dos grupos C e G são responsáveis por uma minoria dos casos. Outras causas bacterianas são menos comuns (1 % cada causa), mas devem serconsideradas em grupos particularmente expostos em razão da gravidade potencial da doença não tratada. Alguns agentes etiológicos são: Neisseria gonorrhoeae, Corynebacterium diphtheriae, Corynebacterium ulcerans, Yersinia enterocolitica e Treponema Pallidum (na sífilis secundária).

Faringite - S. pyogenes
A faringite pode ser especialmente grave se causada por S treptococcus – betahemolítico do grupo A(Streptococcus Pyogenes), pelo risco de complicações mais graves: febre reumática, glomerulonefrite ou endocardite. A infecção é transmitida por secreções da via respiratória, e o periodo de incubação é de 24 a 72h. Esta apresenta uma distribuição etária bimodal,com um primeiro pico de incidência entre os 5 e os 7 anos e um segundo pico entre os 12 e os 13 anos.

Faringite – ManifestaçõesClínicas
Embora os sinais e sintomas da faringite aguda não sejam preditivos confiáveis do agente etiológico , a apresentação clínica, às vezes, sugere maior probabilidade para determinada etiologia. De uma forma geral a sintomatologia é a seguinte:
Odinalgia (“dor de garganta”), Odinofagia (a dor é exarcerbada pela deglutição), Febre (causas infecciosas), Disfagia, Catarro, Halitose, Sensação desecura, Sensação de corpo estranho, Rouquidão, Obstrução nasal, Rinorreia (rinofaringite).

Faringite – Diagnóstico
Diagnóstico: O objectivo básico dos exames diagnósticos é distinguir a faringite estreptocócica, daquela de outras etiologias (principalmente a viral), para que os AB possam ser prescritos de forma mais efectiva e apenas para os doentes que possam ser beneficiados.
Exame físico:•Observação da cavidade orofaríngea •Apalpação Exames laboratoriais inespecíficos: Leucograma
Quanto maior seja o número de glóbulos brancos (dentro de certos limites) maior é a probabilidade de ter uma cultura faríngea positiva para o Streptococos ß-hemolítico do grupo A. Proteína C reativa (PCR): se positiva, maior probabilidades de que o doente não seja apenas portador de S. treptococcus...
tracking img