Amianto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Amianto ou asbesto


O amianto é uma fibra mineral natural extraída de certas rochas. É conhecido pelo “linho da montanha” e existem relatos do seu uso na antiguidade, no fabrico de tecidos.

Consoante a forma das suas fibras, o amianto pode ser do grupo das anfíbolas (fibras em forma de agulha) ou do grupo das serpentinas (fibras mais finas). As mais usadasforam a amosite e a crocidolite (ambas do grupo das anfíbolas) e o crisótilo (do grupo das serpentinas) pois são as fibras de amianto com maior interesse comercial.


Até ao conhecimento dos seus riscos, devido à sua abundância na Natureza, ao seu baixo custo e sobretudo devido às suas qualidades (não arde, é resistente ao calor, não apodrece, é um bom isolador térmico acústico eelétrico, é fácil de tecer, etc.) foi largamente utilizado na indústria tendo sido chamado de “rainha das fibras”.

Qual o perigo do amianto?


O perigo do amianto reside essencialmente na possibilidade da inalação das suas fibras que podem alojar-se nos pulmões, onde podem permanecer durante anos. O nosso organismo reconhece-as como um “corpo estranho” e reage tentandoeliminá-las através das suas células de defesa que, com o objetivo de destruir as fibras, libertam determinadas substâncias. Estas substâncias, além de se mostrarem incapazes de eliminar as fibras, agridem os pulmões e daí pode surgir várias doenças que podem resultar inclusivamente em câncer do pulmão.

É importante reconhecer que as doenças provocadas pelos asbestos são o resultado deum contato prolongado com níveis elevados das suas fibras.

Estas doenças praticamente só atingem pessoas que estão ou estiveram expostas a níveis elevados de asbestos durante um longo período de tempo (por exemplo: Os trabalhadores das fábricas de fibrocimento, pedreiras etc.). Para as outras pessoas, os riscos são extremamente baixos. Por exemplo, se alguém estiver sentado numedifício que contenha amianto, é mais provável ser atingido por um raio do que vir a morrer prematuramente devido ao amianto.

É ainda importante realçar que, os materiais que contêm amianto e estão em bom estado de conservação, não libertam fibras. O perigo ocorre quando o amianto começa a degradar-se, havendo aí o risco de inalação das fibras. Outra forma possível de contato com oamianto é através da ingestão de água. Até hoje, ainda não conseguiu provar-se que da ingestão de fibras de amianto não decorra qualquer perigo para a saúde.



Onde se encontra?

Como foi intensamente utilizado, quase se torna mais fácil dizer onde não se encontra. De fato, existem mais de 3000 produtos que contêm amianto, são alguns exemplos:
Eletrodomésticos antigos tais como torradeiras, fogões, aquecedores, secadores de cabelo, etc.;
 Cabos e fitas de isolamento térmico;
 Placas de lusalite;
 Calços, pastilhas de freios e discos de embreagem;
 Argamassa, tinta e cola;
 Móveis, portas, armários, tampos de mesas, placas decorativas;
 Têxteis, papéis;
 Filtros dear, gás e líquidos;
 Depósitos e canalizações;
 Isolamentos térmicos e acústicos;
 Fibrocimento (muito usado em edifícios, pavimentos, etc.).

No entanto, em 1994 já foram proibidas as variedades mais perigosas de amianto, pelo que, já não se fabrica atualmente produtos com estas variedades. Em 48 países foram proibidas a comercialização dessa fibra cancerígena,o Brasil esta na contra mão, pois em apenas três (03) estados, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foi banida a produção e comercialização de produtos a base de amianto. Segundo ministério do Trabalho em 1991 246 empresas usava essa matéria prima (amianto) apenas 70 delas ainda utilizam.
Em 2005 ficou proibido, pela Comunidade Européia, o uso de qualquer variedade de amianto....
tracking img