American way of life

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AWOF
A sociedade norte-americana se constituiu como um universo baseado numa ideologia meritocrática, sempre considerou o desempenho e a iniciativa pessoal os principais mecanismos de mobilidadesocial. A reputação norte-americana como “terra de oportunidades” sempre se baseou na propaganda da destruição dos obstáculos hereditários ao progresso dos indivíduos.
Essa visão norte-americana doindivíduo e do valor trabalho ancora-se na concepção de igualdade de oportunidades que atribui ao indivíduo total responsabilidade pelo seu próprio destino.
Desde o inicio da construção da naçãonorte-americana, as pessoas acreditaram na igualdade de oportunidades para si mesmos e para seus filhos. Essa crença está expressa no ideal do “sonho americano” .
O desempenho parece derivar apenas dasdisposições inatas, como inteligência, talento e esforço pessoal.
O self-made man trata-se do indivíduo que se fez sozinho, sem ajuda de amigos e parentes, que venceu todas as barreiras em virtudesapenas de seus méritos pessoais.
O que melhor exemplifica o significado do desempenho individual no contexto da meritocracia norte-americana é o chamado star-system, que é justamente a premiação dosmelhores entre os melhores, o reconhecimento dos winners entre os winners.
O star system parece com clareza em todos os domínios da vida norte-americana. Por exemplo na contratação de professores para asgrandes universidade, nas quais ninguém ganha o mesmo salário, pois a remuneração de cada um está ligada às suas publicações e patentes, à capacidade de atrair alunos e recursos, etc.
Nos EstadosUnidos, a década de 20 foi marcado pela prosperidade econômica. A melhora do nível de vida foi alcançada, estimulado pelo forte protecionismo. O american way of life (ou 'estilo de vida americano') foidesenvolvido, amparado pelo bem-estar econômico que desfrutavam os Estados Unidos.
Surgia também o modelo de “homem de negócio”, o Self-made-man. Aquele empreendedor, que, saindo das camadas...
tracking img