America colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Esta obra nos apresenta as origens da civilização asteca assim como sua cultura, costumes e realizações que o autor expôs por meio de tópicos divididos em sociedade, governo, religiãoe cotidiano. Em seguida exibe como houve a interrupção desta mesma civilização após a ocupação espanhola.
SOUSTELLE, Jacques. A Civilização Asteca. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Soustellerevela-nos como ocorre a eclosão da civilização asteca, como através de conflitos entre estados pós-toltecas em busca de equilíbrio político em que cada cidade estado lutava em busca dahegemonia pelo poder, surgindo assim tríplice aliança, constituída por Tenochtilán, Texcoco e a cidade Tlacopan que a posteriori tornou-se o conhecido império asteca.
“Alianças, ligas, guerras e golpesde governo entre si transformavam a cada dia o equilíbrio político. Cada cidade-estado lutava pela hegemonia. Foi uma época de violência e intrigas, mas também d rico desenvolvimento cultura: acivilização tolteca renasceu entre os rudes invasores do norte.” (pag. 14).
Na sequência analisa o império asteca e sua organização. Em sua análise a sociedade asteca apresenta-se dividida emclasses, onde o imperador esta no topo em seguida os dignitários, negociantes, artesãos, plebeus e escravos. Também se preocupa em relatar o cotidiano desta civilização, descreve sua forma de vida,sua alimentação, seus ritos, utensílios, modo de produção e arquitetura.
Por último o autor evidencia de forma acentuada sua percepção de interrupção da civilização asteca. Trazendo para o textorelatos da destruição da religião e a ruína da cultura Asteca após a chegada dos espanhóis e como estes barbaramente os conquistaram.
“Com a derrota dos astecas, com efeito desapareceria aúltima civilização autóctone do México. Brilhante e frágil, ela dominara o território por menos de um século: tinha-se passado exatamente 93 anos entre o advento de Itzcoatl ea rendição de...
tracking img