AMEBIASE
Essa doença encontra-se em todas as partes do mundo estando sua distribuição ligada mais os fatores higiênicos que geográficos, sua transmissão para o homem ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados, indo o protozoário localizar-se principalmente no intestino grosso, onde normalmente vive por longos períodos alimentando- se e multiplicando-se fase esta chamada de trofozoitica ou vegetativa.
Infecção causada por um parasita unicelular chamado Entamoeba histolytica que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino
Infecção causada por um parasita unicelular chamado Entamoeba histolytica que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino, mas frequentemente o órgão preferencial a ser comprometido é o fígado.
Esse protozoário pode penetrar na circulação, a partir do intestino e formar abscessos no fígado, estes podem romper-se para o interior do abdômen ou mesmo do tórax comprometendo as pleuras (camada que reveste os pulmões) ou o pericárdio (camadaque reveste o coração) e raramente podem formar tumor ações no intestino que se denominam ‘amebas'.
Cerca de 1% da população mundial está infectada, embora qualquer um possa ter amebíase, ela é mais comum em pessoas que vivem em áreas tropicais de condições sanitárias ruins.
A transmissão geralmente ocorre ao ingerir água ou comida contaminada, ao colocar algo na boca que tocou em fezes de alguém infectado pelo parasita, ou manusear superfícies contaminadas e levar à boca cistos (ovos) de E. Histolytica.
O diagnóstico é realizado pelo exame de fezes, que detecta o parasita com certa facilidade, sendo que na forma mais invasiva são necessários exames de imagem como tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética. Quando o diagnóstico não for possível por identificação do cisto utilizam-se exames de sangue para a detecção da presença de anticorpos contra o parasita. Às vezes, para confirmação diagnóstica, além do exame de imagem, os médicos usam agulhas finas [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Amebiase. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amebiase/355665.html

MLA

"Amebiase" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amebiase/355665.html>.

MLA 7

"Amebiase." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amebiase/355665.html>.

CHICAGO

"Amebiase." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amebiase/355665.html.