Amcel - economial internacional

1483 palavras 6 páginas
O PODER DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
Ana Caroline Figueiredo Ferreira Costa

RESUMO O presente trabalho tem como tema: O poder da Educação Libertadora tem como objetivo analisar o papel da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire que propõe uma adaptação do individuo à sociedade de classes. Esta pedagogia que surgiu em oposição aos métodos da época que não eram capazes e não se preocupavam com a formação de cidadãos. Entretanto, para que se contemple uma educação que viabilize a formação de cidadãos críticos e conhecedores de sua realidade, deve-se mudar de postura tanto o Professor que não mais se enquadra como detentor do saber total e o aluno que não mais se coloca como receptor passivo de conhecimento pronto e acabado.

Palavras-chave: Pedagogia Libertadora. Paulo Freire. Educação

1 - INTRODUÇÃO

A educação para ser libertadora precisa objetivar uma ação e reflexão consciente e criadora das classes oprimidas sobre seu próprio processo de libertação. A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do homem com o mundo e com os outros homens, buscando uma transformação.

Para Paulo Freire que trabalhava com a conscientização dos indivíduos através da alfabetização, mas não despreza o conhecimento prévio, em sua obra “A importância do ato de ler”, afirma que todos somos leitores antes mesmo do processo de alfabetização. Faz-se uma leitura do mundo antes da leitura da palavra. Assim, “o educador tem apenas o domínio da leitura e da escrita, buscando a construção de um novo 'coletivo social”.

A educação é uma fração do modo de vida dos grupos sociais que criam e recriam uma cultura. Produzem e praticam formas de educação para que elas reproduzam, entre todos os que ensinam e aprendem, o saber das palavras, códigos sociais, regras de trabalho, segredos da religião e da tecnologia. Através de trocas sem fim, a educação ajuda a explicar a necessidade da existência de uma ordem.

A educação libertadora difere de treinamento ou

Relacionados