Ambiente de trabalho nos frigoríficos avícolas debatido em audiência pública

900 palavras 4 páginas
Ambiente de trabalho nos frigoríficos avícolas debatido em audiência pública

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram, nesta quinta-feira, 22, audiência pública para debater problemas e soluções em relação às condições do ambiente de trabalho nos frigoríficos avícolas no Rio Grande do Sul. O evento foi realizado na sede do MPT em Porto Alegre e contou com a presença de aproximadamente 50 representantes de entidades de classe dos frigoríficos e dos trabalhadores, além de procuradores e auditores-fiscais do Trabalho.

O procurador-chefe do MPT-RS, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, explicou que o objetivo do encontro foi o de discutir o meio ambiente de trabalho nos frigoríficos avícolas, “enfatizando a introdução das pausas na jornada de trabalho, para eliminar a possibilidade de lesões por esforços repetitivos ou doenças ocupacionais”. O superintendente regional do MTE/RS, Heron de Oliveira, destacou o "desnível que existe entre a pujança econômica - cada vez maior - do setor e o descuido com as questões atinentes à saúde e à segurança do trabalhador". Afirmou que este pode se converter num momento histórico, considerando a qualidade dos interlocutores envolvidos. Previu que as soluções não estão distantes, contanto que se queira fazer. "Este é o grande desafio que o MTE e o MPT esperam enfrentar com êxito no ano de 2012", concluiu.

O coordenador do Projeto de Fiscalização em Frigoríficos do Rio Grande do Sul, auditor-fiscal do Trabalho Ricardo Luís Brand, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em conjunto por MTE, MPT e sindicatos e que já apresenta resultados positivos, como a regularização de máquinas e equipamentos e a implementação das pausas em frigoríficos. "A intenção é manter o trabalho, incrementar as ações voltadas para a formalização de toda a cadeia produtiva e a implementação generalizada das pausas previstas na NR-17", explicou. O projeto, que inicialmente abrangia três das 18

Relacionados

  • Flaviareginanapolesfonsecamarcocivilnainternet
    35272 palavras | 142 páginas
  • Jose Saramago Ensaio Sobre A Lucidez 1
    105304 palavras | 422 páginas
  • fim de semana btt
    129646 palavras | 519 páginas
  • fim de semana btt
    129646 palavras | 519 páginas