Ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
energia elétrica a partir de resíduos sólidos
Mais da metade da população mundial mora, atualmente, em áreas urbanas, ocupando apenas 2% da massa territorial do planeta e sendo responsável por cerca de dois terços das emissões globais de gases do efeito estufa. A informação foi dada por Tim Cole, presidente do Comitê Executivo do USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA, durante aterceira edição da Greenbuilding Brasil Conferência & Expo, que acontece em São Paulo entre 11 e 13/09, para explicar à plateia por que é tão importante que a sociedade incorpore a filosofia das edificações sustentáveis. "A construção civil é responsável hoje por 47% das emissões do planeta, 80% do uso de recursos naturais e dois terços do consumo de energia. É por esse setor que devemos começaras mudanças rumo a um mundo mais sustentável", disse. 

De acordo com o especialista, um empreendimento com certificação Leed - selo verde de maior reconhecimento internacional no setor da construção civil, concedido pelo USGBC:
- gasta 30% menos energia;
- utiliza de 35 a 50% menos água;
- diminui as emissões de gases causadores do efeito estufa em até 50% e
- reduz de 50 a 90% aprodução de resíduos. 

"Atualmente, há mais de 33 mil empreendimentos ao redor do mundo com certificação Leed de construção sustentável. Já imaginou os benefícios que teríamos se todas as edificações do planeta começassem a se preocupar com a questão da sustentabilidade?", questionou Cole. 

A SITUAÇÃO VERDE E AMARELA
O Brasil não está "mal na fita" quando o assunto são as construções sustentáveis.O país ocupa o quarto lugar no ranking das nações que possuem o maior número de edificações em processo de certificação Leed, com 524 empreendimentos, atrás apenas dos EUA, China e Emirados Árabes. Além disso, 65 construções nacionais já possuem o selo verde. Entre elas, o prédio da Editora Abril, localizado na Marginal Pinheiros, em São Paulo. (Saiba mais em: Edifício do Grupo Abril recebecertificação LEED) 

E mais: segundo Tim Cole, dez dos 12 estádios-sede da Copa do Mundo de 2014 estão em processo de certificação Leed, dando ao Brasil a oportunidade de realizar o evento esportivo mais verde da história do planeta, na opinião do especialista. 

"Essa é a hora do Brasil na construção sustentável. Arregacem as mangas e se consolidem no setor, mas sem esquecer que a sustentabilidadenão é um produto e sim uma filosofia que deve ser incorporada na cultura do país e no coração de cada cidadão", recomendou Cole. "Quando vamos ao supermercado, queremos saber todos os ingredientes de um produto que compramos e quais efeitos ele terá no nosso organismo. Devemos fazer o mesmo em relação às edificações. Elas interferem muito mais na nossa saúde e bem-estar do que podemos imaginar",concluiu o especialista.

Potencial brasileiro
O Brasil possui grande potencial para gerar energia elétrica a partir de resíduos sólidos e a alternativa poderia aumentar a atual oferta do país em 50 milhões de megawatt-hora por ano, o que representa mais de 15% do total atualmente disponível ou cerca de um quarto do que gera a usina hidrelétrica de Itaipu. “ O caminho é mais curto que parece,pois a comprovação do baixo custo da eletricidade tornará esta fonte interessantíssima, sobretudo quando assimilada sua característica de segurança energética”, declara Oliveira, da UFRJ.

As vantagens são muitas. Diminuição dos aterros sanitários e lixões, menor produção de gases poluentes, menos riscos ao meio ambiente e à saúde humana, mais economia e mais empregos são apenas algumas delas.Porém ainda há muitos desafios a vencer. O maior deles, como aponta Oliveira, é a desinformação, já que poucos acreditam ser possível que o lixo pode se tornar fonte de energia, o que resulta no subaproveitamento do potencial brasileiro. “Além de algumas iniciativas quanto ao aproveitamento de biogás de aterros, não existem projetos com outras tecnologias em curso no país para explorar todo...
tracking img