Fichamento elementos de sociologia teorica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento – Elementos de Sociologia Teórica

por Florestan Fernandes

(1959, Companhia Editora Nacional, 2ª edição - São Paulo)


Página 19

[Objeto da sociologia]

“A maneira mais simples de enunciar o objeto da sociologia consiste em descrevê-la como ‘a ciência que estuda os fenômenos sociais’.”

[Fenômeno social]

“Fenômeno social se refere a atividades (ou comportamentos)cuja manifestação, generalidade e repetição dependem, indireta ou diretamente, de condições externas ou internas dos organismos: o modo deles coexistirem; as dependências existentes entre eles no que concerne à adaptação ao ambiente natural, à alimentação, à reprodução ou à proteção mútua; os laços invisíveis ou objetivos, que fazem da agregação e da associação mecanismos necessários nos processos davida”

Entretanto uma representação tosca do objeto da sociologia.


Página 20

[Particularidade da sociologia sobre a ordem social]

“Compete-lhe, especificamente, estudar os comportamentos sociais em si mesmos, ou seja, como parte de uma rede de interdependências e de interações sociais (...)”

“(...) o sociólogo opera [...] isolando e analisando relações que definem, de modoimediato, o nível de complexidade alcançado pelas diferentes manifestações da vida social entre os seres vivos”.

“(...) o sociólogo [...] apenas concentra sua atenção nas propriedades dos aspectos sociais da vida, que são objeto de sua especialidade”

“(...) seu ponto de referência, na descrição dos fenômenos sociais, não é o organismo [...] mas, a própria teia de interações e de relações sociais.Ou seja, em outras palavras: a ordem social (...)”.

Página 21

“A sociedade não se opõe à natureza, pois representa o seu prolongamento na organização dos processos da vida” – A porção social faz parte da natureza da vida.

Três fatos básicos:

1) A ordem social é fundamental no equilíbrio da natureza principalmente no que concerne a organização através da agregação e/ou associação dosorganismos.

2) A importância da ordem social em determinar o equilíbrio da natureza é variável, é relativa, por terem diversas necessidades a serem preenchidas.

3) A estabilidade da ordem social é afetada por fatores extra-sociais, enquanto certas vezes, sua instabilidade é afetada por fatores sociais.

Página 22

[Quatro níveis de organização da vida]

1) Ordem biótica: Traduz acapacidade de interação social entre organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Ex: aglomerações vegetais.

2) Ordem biossocial: Traduz a capacidade, biologicamente condicionada, dos organismos de se locomoverem e de interagirem entre si. Ex: sociedades de insetos.

3) Ordem psicossocial: Envolve a complicada combinação de fatores inerentes à maneira pela qual os indivíduos aprendem aviver em grupo e a reagir apropriadamente à presença de outros organismos da mesma espécie ou não. Ex: primatas sub-humanos, chimpanzés.

Página 23

4) Ordem sociocultural: Modalidade de organização da vida onde organismos são capazes de produzir cultura, de transmiti-la e de criar transformações adaptativos condicionados biológica e psicologicamente. Ex: primatas humanos.

A ordem social emcada um desses níveis é variável.

“Só no nível humano os fatores sociais da vida alcançam uma expressão criadora comparável à influência dos fatores orgânicos nos demais níveis.”

Em todos os níveis existem tendências e reações adquiridas pela sociabilidade, pela agregação ou pela associação.

Conclusão: “de que as expressões mais altas da vida social acham seus fundamentos em tendências deagregação ou de associação que são universais entre os seres vivos, das plantas aos animais.”

Página 24

“Os embates, de cunho doutrinário, afastaram os sociólogos dos verdadeiros problemas cruciais, que diziam respeito à manifestação e às funções da ordem social nas diversas modalidades de organização da vida.”

[Interação social]

“A interação social dos seres vivos responde a...
tracking img