Ambev e seu sga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Empresa: Ambev

A cervejaria Ambev foi criada em 1º de julho de 1999, com a associação das cervejarias Brahma e Antarctica. A empresa está presente em 14 países, é referência mundial em gestão, crescimento e rentabilidade. Com a aliança global firmada com a InBev, em 3 de março de 2004, a Companhia passou a ter operações na América do Norte com a incorporação da Labatt canandense,tornando-se a Cervejaria das Américas. Com uma estratégia de crescimento fundamentada em princípios de gerenciamento de receita, a Ambev afirma perseguir continuamente a maior eficiência em custos e considera sua principal vantagem competitiva seus empregados e a sua cultura.
A empresa atua em quase toda a América Latina, por meio de operações próprias (Venezuela, Guatemala, Peru, Equador, Nicarágua, ElSalvador e República Dominicana) e da associação com a Quilmes (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile), na qual detém hoje participação de 91,18%. As operações de HILA vêm apresentando forte crescimento, com EBITDA consolidado, em 2006, de R$ 791 milhões.

2. Questões Ambientais

Por ser uma fábrica de bebidas, o aspecto ambiental mais relevante da AmBev é o consumo de água, e comoimpacto ambiental, o esgotamento de recursos híbridos.

Em relação à questão ambiental, a empresa acredita que a sustentabilidade de seu negócio está intimamente ligada à do meio ambiente. A Ambev busca desenvolver suas atividades econômicas de maneira ecoeficiente, reciclando e retirando o mínimo da natureza para preservar recursos naturais. Ao mesmo tempo em que busca uma maior competitividadena produção de bebidas, utiliza tecnologias, matérias-primas e processos para minimizar o impacto ambiental. Para tanto, adota um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) padronizado, com foco na ecoeficiência e realiza auditorias internas anuais.
A Companhia capacita e motiva sua equipe e promove programas de conscientização e de educação ambiental. O desempenho ambiental é monitorado periodicamente emcada etapa do processo produtivo em todas as fábricas.
Desde 2001 há uma área dedicada à responsabilidade socioambiental. O Código de Conduta e a Cultura Ambev também incentivam os funcionários na promoção de ações sociais. Ou seja, a responsabilidade socioambiental está incorporada no dia a dia do trabalho.

O objetivo é reduzir a captação e a quantidade de água usada para produzir bebidas,diminuir o consumo de energia e a emissão de poluentes, bem como aumentar o índice de reciclagem dos resíduos.
A água excedente é reaproveitada em atividades que não envolvem a elaboração de produto.
As 37 estações de Tratamento de Efluentes instaladas nas unidades do Brasil e das Américas têm capacidade para tratar, juntas, 240 mil m³ de efluentes por dia.

Além disso, a Universidade Ambevtem um Eixo que orienta os funcionários para que mantenham um relacionamento sustentável com a sociedade: o Eixo Relação com a Sociedade. Ele promove o relacionamento e a sintonia com o mercado e stakeholders da Companhia, criando oportunidades para compartilhar as melhores práticas com toda a cadeia produtiva.

3. Metas

Entre 2002 e 2009, a Ambev reduziu em 27,2% o índice geral deutilização de água para produção de bebidas. Nos últimos 10 anos, o índice de consumo de água caiu mais de 33%. Entre 2010 e 2011, o volume de água economizado nas unidades seria suficiente para abastecer por um mês cerca de 580 mil pessoas, mais do que população de Florianópolis (SC). As unidades que produzem exclusivamente refrigerantes têm índices expressivamente baixos. Sapucaia (RS), por exemplo,consome apenas 1,53 litros de água para cada litro produzido. A unidade de Jundiaí (SP), 1,55 litro e a Curitibana (PR) 1,56 litro.

Fontes renováveis de energia foram adotadas desde 2003. Hoje, 27% da matriz energética é composta de combustíveis provenientes de fontes renováveis.  O uso de biomassa, biogás e gás natural, em substituição ao óleo combustível, reduziu, em cinco anos, 35% a emissão...
tracking img