Amanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|

Sistema Solar |
Área de Integração |
|
|
Leandro Alves Nº 16 |
11º TGEI
|
|

Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteróides e milhões de cometas. O Sistema Solar, é o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta. Neste conjunto, estãoincluídos nove planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, os seus 61 satélites naturais, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária.

O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética do Sistema Solar, sendo também a estrela mais próxima. A seguir ao Sol, a estrela que se encontra mais próxima do Sistema, chama-se Próxima de Centauro.O Sistema Solar como um todo, incluindo as estrelas visíveis numa noite clara, ocupa um pequeno espaço de uma galáxia espiral à qual chamamos Via Láctea. A mais próxima grande galáxia, é a galáxia de Andrómeda.
As estrelas que avistamos no céu e que, aparentemente, parecem ter o mesmo tamanho e distância da Terra, são em grande parte maiores que o nosso Sol, sendo cada uma delas pertencente auma galáxia. As galáxias ocupam apenas uma centésima milionésima parte do Universo conhecido, e o espaço entre elas está a aumentar. A dimensão total do Universo é completamente desconhecida e talvez nunca venhamos a conhecer a sua verdadeira extensão.

O Sol
O Sol é o objecto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objecto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar.Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.
Mercúrio
Mercúrio recebeu, pelos romanos, o nome do mensageiro dos deuses porque se move mais rápido do quequalquer outro planeta. Mercúrio é o planeta mais interno do nosso sistema solar e é o segundo menor planeta. Plutão é o menor. Tanto Saturno quanto Júpiter têm luas maiores do que Mercúrio, como Titão e Ganimedes. As luas de Júpiter Io, Europa, e Calisto são praticamente do mesmo tamanho que Mercúrio
Vénus
Vénus, a jóia do céu, era conhecida pelos astrónomos da antiguidade com a estrela d'álva eestrela vespertina. Estes astrónomos pensavam que Vénus era dois corpos distintos. Vénus, assim chamado por causa da deusa Romana do amor e da beleza, é encoberto por grossa camada de nuvens em turbilhões.
Terra
Da perspectiva de que nós estamos na Terra, nosso planeta parece ser grande e robusto, com um oceano interminável de ar. Do espaço, astronautas frequentemente têm a impressão de que aTerra é pequena, e tem uma fina e frágil camada de atmosfera. Para um viajante do espaço, as características que distinguem a Terra são as águas azuis, as massas de terra verdes e marrons, e o conjunto de nuvens brancas contra um fundo negro.

Marte
Marte é o quarto planeta a partir do sol e é comumente referido como o Planeta Vermelho. As rochas, solo e céu tem coloração vermelha ou rosa. Acaracterística cor vermelha tem sido observada por astrónomos por toda a história. Seu nome foi dado pelos Romanos, em honra ao seu deus da guerra. Outras civilizações têm nomes similares. Os antigos Egípcios chamaram o planeta de Her Descher, que significa o vermelho.
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol, e é o maior no sistema solar. Se Júpiter fosse oco, poderia caber mais de milTerras dentro. Ele também contém mais matéria que todos os outros planetas combinados. Ele tem uma massa de 1,9 x 1027 kg e tem 142.800 quilómetros (88.736 milhas) de diâmetro no equador. Júpiter possui 16 satélites, quatro dos quais - Calisto, Europa, Ganimedes e Io - foram observados por Galileu em 1610. Existe um sistema de anéis, mas que é muito ténue, sendo totalmente invisível da Terra....
tracking img