alzaymer

1183 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Segundo a organização mundial de saúde, em projeções estatísticas entre 1950 e 2025, a população de idosos no Brasil crescerá em torno de dezesseis vezes, o que colocará o país como a sexta população de idosos no mundo. Em conseqUência disso, nossa população está mais exposta a doenças de demência, entre elas o Alzheimer.
Para os epidemiologistas há uma verdadeira epidemia de demência emergindo e esta situação espelha um verdadeiro desafio. Por isso, é importante o esclarecimento a respeito dos sintomas, evolução e distúrbios de comportamentos, a fim de que as famílias possam se adequar, mesmo que minimamente à apresentação clínica da doença.

1. ALZHEIMER

O Alzheimer é uma doença considerada neuro degenerativa que é capaz de ser caracterizada pela perda das habilidades de memoria e outras funções cognitivas, sua progressão pode ser considerada lenta e irreversível. Tudo começa com uma simples perda de memoria, frequente em pessoas mais idosas, e com o tempo esta “falha” de memoria acaba se agravando cada vez mais. As áreas afetadas são áreas especificas, como a memoria, fala, coordenação e concentração

2. CAUSAS

Após diversos estudos, ainda não foi reconhecida uma causa exata para esta doença. Cientistas ainda realizam pesquisas para desvendar estas causas, dentre os estudos alguns deles apontam como fatores essenciais para o desenvolvimento da doença que estão relacionados aos:

Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.
Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

3. SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas mais comuns

Relacionados