Alxheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unipli/ Anhaguera
Biomedicina - Comunicação e Saúde



Alzheimer.
Como facilitar a vida do cuidador.

Niterói - RJ
Março - 2013

Coordenadora:
Patrícia Olaya Paschoal
Equipe:
MarcelaSarkiz
Marina Klein
Carlos Eduardo Bony
Filipe nascimento
Raysa Magalhães
Bárbara Andrade
Gabriel Ferreira
Dandara Farias
Germano Quima
Rosângela Bahia
Marcos Vinicius Vivas

Pré -projeto:
Resumo:
CONTEXTO: A doença de Alzheimer (DA) é a demência de maior prevalência e está associada a alterações cognitivas, comportamentais e funcionais. Observa-se que a DA é um mal que afeta afamília, principalmente o cuidador.
OBJETIVO: Espera-se que este estudo, seja gratificante principalmente as famílias e que seja o começo de uma era de conscientização.
AÇÃO: Escolhemos métodosdiretos e informativos. Com visitas e auxílio prático a família; Palestras e folhetos informativos.
MÉTODOS: Será avaliada informações prestadas em questionário. Respondido pelo cuidador. Estima-se algo emtorno de 20 cuidadores.
RESULTADOS: Informaremos métodos para facilitar a vida dos familiares do portador. Com foco nas suas principais queixas.

Introdução
A organização Mundial de Saúde(OMS), em projeções estatísticas, trazem os seguintes dados: entre 1950 e 2025, a população de idosos no Brasil crescerá em dezesseis vezes. Isto colocará o País como sexta população de idosos domundo. (Ministério da Saúde (BR). Programa do idoso. Brasília; 2002).
Com o envelhecimento, aumenta a prevalência de demências, chegando a 20% na América Latina e, especificamente no Brasil, a 38,9%de idosos com mais de 85 anos. A perda progressiva da autonomia, assim como a progressiva dependência e a necessidade de cuidados específicos, contribui para o aumento do risco deinstitucionalização. Por essas razões, o declínio cognitivo e as doenças mentais do idoso têm se tornado um grande problema de saúde pública.(Rev. psiquiatr. clín. vol.39 no.5 São Paulo 2012).
Em projeções...
tracking img