Alvenaria armada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário sobre Paredes de Alvenaria, P.B. Lourenço et al. (eds.), 2007

103

ALVENARIA ARMADA: SOLUÇÕES INOVADORAS EM PORTUGAL

Graça VASCONCELOS Professora Auxiliar Universidade do Minho Guimarães

João P. GOUVEIA Investigador Universidade do Minho Guimarães

Vladimir G. HAACH Investigador Universidade do Minho Guimarães Guimarães

Paulo B. LOURENÇO Professor CatedráticoUniversidade do Minho Guimarães

SUMÁRIO Neste trabalho pretende-se abordar aspectos relacionados com as tipologias de paredes de alvenaria estrutural e com a concepção de edifícios em alvenaria. Além disso, são apresentadas duas principais soluções em alvenaria armada que têm vindo a ser objecto de estudo na Universidade do Minho. Discutem-se aspectos de concepção e tipologias e complementarmente osresultados experimentais obtidos na validação experimental de ambas as soluções.

Alvenaria armada: Soluções inovadoras em Portugal

104

1. INTRODUÇÃO Em Portugal, na construção corrente de edifícios, mesmo de pequeno e médio porte é utilizada a tecnologia do betão armado. Recentemente têm-se implantado as estruturas metálicas especialmente em edifícios industriais. O uso de paredes dealvenaria tem-se limitado à construção de paredes divisórias não estruturais e nem sempre executadas adequadamente, originando-se vulgarmente patologias diversas, que agravam de forma significativa as condições de habitabilidade. Só recentemente são conhecidas aplicações de paredes de alvenaria com função estrutural, e usando mesmo soluções de reforço de juntas horizontais de argamassa com armadurasespecificas [1]. Aspectos económicos e tecnologia simples fazem crer que a utilização de estruturas de alvenaria são viáveis e podem diversificar o panorama singular de Portugal quando comparado com outros países, a tecnologia do betão armado é dominante na construção habitacional. Por outro lado, a recente normalização europeia de dimensionamento permite a diversificação de opções de soluçõesestruturais e fornece um conjunto de regras de cálculo, de pormenorização e de execução em obra. O estudo de sistemas de construção tecnologicamente viáveis deve envolver a comunidade científica e técnica sempre associada a empresas do sector produtivo ou da construção. Neste contexto, têm vindo a ser executados projectos de investigação no âmbito das soluções estruturais no departamento de EngenhariaCivil da Universidade do Minho no sentido de promover e incentivar o uso da alvenaria estrutural. Assim, nesta comunicação são apresentadas soluções de alvenaria confinada e armada em estudo com a utilização de dois materiais de base de produção nacional: blocos de betão leve e blocos de betão corrente. Ambas as soluções são avaliadas de forma inserida em Projectos de investigação e com aparticipação de empresas de fabrico de artefactos para a construção. No Projecto Sinales, é avaliada a solução de adequação de blocos de betão leve existentes no mercado com a finalidade de ser dotado de características mecânicas capazes de garantir a sua utilização em paredes de alvenaria simples, confinada e armada. No Projecto DISWall, são estudadas soluções de alvenaria armada com a utilização de blocos debetão corrente de furação vertical. É de importância crucial que a sugestão de novas soluções tecnológicas assentem em princípios de maior economia e de simplicidade construtiva para além de garantia de condições resistentes.

2. TIPOLOGIAS DE PAREDES DE ALVENARIA RESISTENTE Edifícios em alvenaria estrutural são geralmente constituídos por um conjunto de elementos verticais contínuosresistentes (paredes estruturais), cuja distribuição está essencialmente associada à forma geométrica definida pela arquitectura e pelos elementos horizontais constituídos pelas lajes em betão armado ou sistemas de lajes aligeiradas. Em sistemas estruturais em alvenaria, a resistência a acções horizontais do vento e sismos só é globalmente mobilizada pelas paredes de contraventamento em alvenaria se as...
tracking img