Alunos com transtornos de défit de atenção e himperatividade

1994 palavras 8 páginas
TÍTULO: ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o TDAH, é um tema que está sendo muito preocupante na família e na escola, devido ser um assunto pouco conhecido em nosso meio, ou seja, conhecer as causas para poder sanar o problema o mais cedo possível.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno psíquico, de causas genéticas, considerado na atualidade, a síndrome mental mais estudada na infância, e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Com inúmeros problemas relacionados como a falta de atenção, impulsividade e hiperatividade sendo mais comum em meninos do que em meninas. Quando são feitas as pesquisas nos consultórios, parece ser mais comum no sexo masculino, os meninos tendem a criar mais confusão e incomodar mais em sala de aula, sendo, então, encaminhados para avaliação médica a pedido dos professores. Ora, são encaminhados, também são mais diagnosticados! As meninas parecem apresentar mais frequentemente à forma desatenta e não perturbam tanto. Ou seja, não é tão freqüente encaminhada para uma avaliação e, assim, passam muito tempo, ou toda a vida, sem diagnostico. (MATTOS, 2007, p.31-32). É na idade escolar que a criança portadora do TDAH demonstra com mais precisão as características da doença. O profissional da educação é um dos mais indicados para encaminhar crianças para um diagnóstico especializado deste problema devido à sua convivência cotidiana com a criança em situações grupais. Mediante a constatação do problema, o educador deve informar aos pais orientando qual o procedimento a ser seguido.
Também é importante que os professores conheçam técnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho. Em alguns casos é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar as suas dificuldades.
Para Sana (2005, p. 19), pessoas com TDAH até podem saber o que deve ser feito, mas não conseguem

Relacionados