Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Patogenia Viral
I. Introdução
Patogenia viral caracteriza os agravos causados por infecções virais, que determinam alterações morfológicas e funcionais nos tecidos e órgãos de um organismo, com conseqüente manifestação de doença. A manifestação clínica da doença depende de fatores como virulência da amostra viral, suscetibilidade do hospedeiro, efeitos de substâncias bioquímicas geradas apartir da interação vírus-célula e das reações inflamatórias e imunológicas resultantes dessa interação. Portanto, uma doença ocorre somente se o vírus se replica em número suficiente para danificar ou destruir diretamente células essenciais, causar a liberação de toxinas pelos tecidos infectados, danificar genes celulares ou danificar funções orgânicas indiretamente como resultado da resposta imune dohospedeiro à presença de antígenos virais. Embora alguns vírus possam estabelecer infecções assintomáticas, sua multiplicação nas células hospedeiras usualmente causa danos e, freqüentemente, morte celular.
Desde que os vírus são totalmente dependentes da sobrevivência de seus hospedeiros para continuar existindo, eles tendem a estabelecer infecções brandas nas quais a morte do hospedeiro é maisexceção do que regra. Importantes exceções são o vírus da raiva, o Hantavírus, o HIV e o Ebola.
1) Patogênese - é o processo pelo qual uma infecção conduz ao estabelecimento de uma doença. Todo vírus é essencialmente patogênico, uma vez que, para continuar existindo, tem que invadir uma célula e, às expensas do seu metabolismo, ser replicado. Toda infecção viral, em maior ou menor extensão,provoca danos à célula hospedeira. A patogênese viral está diretamente relacionada ao ciclo vital dos vírus. Células ou organismos infectados são denominados de hospedeiros. O termo patogenicidade refere-se aos mecanismos de infecção e desenvolvimento da doença. Uma vez ocorrida uma contaminação, a possibilidade de ocorrer uma infecção é diretamente proporcional ao número de vírus infectantesmultiplicado por sua virulência e inversamente proporcional à resistência local, celular e humoral do hospedeiro. A patogenicidade pode ser expressa pela relação:
2) Infecção - Trata-se do conflito entre mecanismos de defesa do hospedeiro e a capacidade de agressão intrínseca do microrganismo, levando a implantação, crescimento e multiplicação deste no organismo do hospedeiro, causando algum tipo deprejuízo. A ação combinada de muitos fatores leva ao aparecimento de uma infecção ou doença. A infecção viral expressa o fenômeno da invasão de uma célula por um vírion ou seu ácido nucléico, seguido de domínio do metabolismo celular, replicação e montagem de componentes virais e liberação de novos vírions. Uma infecção viral que produza reações adversas em um hospedeiro susceptível é denominada dedoença viral ou virose. Para que uma infecção ocorra é necessário que haja uma fonte de vírus com virulência e em número suficiente para iniciar o contágio do hospedeiro com maior ou menor resistência.
3) Virulência - representa o conjunto de mecanismos de agressão do microrganismo. O termo virulência refere-se à intensidade da patogenicidade. Existem vírus mais virulentos, como por exemplo, ovírus da varíola, e vírus menos virulentos, como o vírus do resfriado comum. O grau de virulência está diretamente relacionado à capacidade do vírus causar doença a despeito dos mecanismos de defesa do hospedeiro. A virulência é afetada por diversas variáveis tais como a quantidade de unidades infectantes, a rota de entrada no corpo e defesas não-específicas e específicas do hospedeiro. A virulêncianão depende só do patógeno. Um vírus de baixa virulência em adultos sadios pode se comportar como virulento em crianças, idosos e indivíduos imunossuprimidos por deficiências imunológicas natas, infecção com HIV, terapias imunossupressivas (quimioterapia anticâncer ou pós-transplantes), queimaduras extensas, desnutrição severa, entre outros fatores. Dentre a população de determinado vírus,...
tracking img