Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 2
Dentre os textos e situações pesquisadas pelo grupo, escolhemos a historia do professor Wary Kamaiurá Sabino, um índio que após ser alfabetizado aos 16 anos, fez magistério, se graduou em letras, se especializou em educação indígena, fez mestrado em linguística veio para Brasília fazer doutorado em língua indígena na Universidade de Brasília (UnB) e por causa da saudade e da distanciatrouxe seus quatro filhos (Pira Taporé, 13 anos, Kautsará Kaluaná, 12 anos, Tsikão Aumari, 9 anos, e Janawá Taujá, 6 anos), que estudam em uma escola da rede publica, em um pequeno bairro do Distrito Federal, e falam a sua língua de origem o tupi.
A grande preocupação de Wary Kamaiurá em relação à escola onde seus filhos foram matriculados era de que as crianças não conseguissem se adaptar acultura “dos brancos” ou acabassem perdendo a sua própria cultura. Existia também, um medo com relação ao preconceito que os filhos poderiam sofrer no ambiente escolar completamente diferente do qual estavam acostumados na aldeia, pois eram quatro índios estudando em um colégio de predominância branca.
Apesar do receio, os alunos indígenas foram bem recebidos pelos colegas, já que os mesmosestavam curiosos para saber como era a cultura dos novos colegas. O preconceito foi vencido pela curiosidade e a diversidade saiu ganhando graças ao respeito pela diferença, e mesmo com algumas dificuldades, os professores enxergaram uma oportunidade e um estímulo, usaram a língua tupi guarani como atrativo para fazer com que os alunos interagissem entre si. Eles fizeram um dicionário português-tupi,com a ajuda de Pira Taporé, o filho mais velho do professor, que é o único que sabe falar o português e o tupi, para que os alunos pudessem se comunicar e aprender a cultura uns dos outros.
Mas infelizmente, as políticas de ensino não oferecem suporte para as escolas e professore para que haja essa interação multicultural, em junho de 2012, a resolução nº 5 da LDB, determinou que fossemdesenvolvidos projetos para afirmar as identidades étnicas, que valorizassem as línguas indígenas e os conceitos próprios desse povo.
Contudo, ainda é muito deficiente o cumprimento da mesma, pois os professores não são capacitados para tal ação. É necessário que sejam elaborados cursos de formação para dar apoio aos educadores e aos alunos indígenas. Para isso deve-se fazer uma avaliação darealidade desses alunos para que seja tomada uma decisão adequada para atender a necessidade de cada um deles.
É um grande desafio, mas também uma oportunidade de refletir e desenvolver inovações pedagógicas na tentativa de valorizar a diversidade cultural dos alunos nas escolas, promovendo um aprendizado significativo e de qualidade. Precisamos, de uma vez por todas, reconhecer que somos todos iguais.Infelizmente, muitas escolas reproduzem a discriminação racial e sociocultural e muitos professores não apresentam propostas pedagógicas para mudar essas situações. Lutar contra o preconceito é o nosso dever como futuros educadores e podemos começar quebrando a autoimagem de submissão e incapacidade do negro e a superioridade do branco promovendo projetos dentro das escolas que valorizam apluralidade cultural.

Introdução
Neste trabalho reunimos alguns materiais como figuras, cartoons, fotos, pequenos textos e trechos de reportagens que expressam a diversidade que temos em nosso país, a forma com que são vistos e o tratamento que é dado para os diferentes grupos culturais.
Nele também contem um pequeno texto que fala de uma das varias situações que ocorrem dentro das escolas porcausa das grandes diferenças culturais e raciais que temos no Brasil.

Bibliografia
* http://geekbrasil.com/educar-indigenas-e-desafio-para-escolas-dentro-e-fora-das-aldeias/#.UWTW05PU-Sp
* http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=7204&Itemid=39
* http://www.viablog.org.br/eca-e-os-direitos-das-criancas-indigenas/
*...
tracking img