Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco
O Barroco sucedeu o Renascimento estendendo-se a todas as manifestações culturais e artísticas europeias e latino-americanas.
A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles,metáforicos, anacolutos e antíteses.
As principais características barrocas são:
Dualismo: O Barroco é a arte do conflito, docontraste. Reflete a intensificação do bifrontismo (o homem dividido entre a herança religiosa e mística medieval e o espírito humanista, racionalista do Renascimento). É a expressão do contraste entre as grandes forças reguladoras da existência humana: fé x razão; corpo x alma; Deus x Diabo; vida x morte, etc.
Fugacidade: De acordo com a concepção barroca, no mundo tudo é passageiro e instável, aspessoas, as coisas mudam, o mundo muda.
Pessimismo: Essa consciência da transitoriedade da vida conduz frequentemente à idéia de morte, tida como a expressão máxima da fugacidade da vida.
Feísmo: No Barroco encontramos uma atração por cenas trágicas, por aspectos cruéis, dolorosos e grotescos. As imagens frequentemente são deformadas pelo exagero de detalhes.
Cultismo: jogo de palavras, o uso cultoda língua, predominando inversões sintáticas.
Conceptismo: jogo de raciocínio e de retórica que visa melhor explicar o conflito dos opostos.

Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos, figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles,metáforas, antíteses e paradoxos.
Literatura moralista, já que era usada pelos padres jesuítas para pregar a fé e a religião.Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito).
Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa.
 Arte da Contra-Reforma, expressando a crise do Renascimento, com a destruição da harmonia social aristocrática-burguesa através das guerras religiosas. Os jesuítas que surgem, neste período, combatem os protestantes e espalham pelomundo católico a sua implacável ideologia teocêntrica. 
O Barroco no Brasil
O poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601, apesar de considerado um documento de pouco valor literário, é indicado como o início do Barroco na Literatura Brasileira. E também é considerado uma cópia mal elaborada de Os Lusíadas de Camões

Alguns autores barrocos brasileiros

1) Gregório deMatos (Boca do Inferno)
Poesia religiosa - Apresenta uma imagem quase que exclusiva: o homem ajoelhado diante de Deus, implorando perdão para os pecados cometidos. 

Poesia amorosa - Tem uma dimensão elevada ("d"), muitas vezes associada à noção de brevidade da existência, e uma dimensão obscena, onde a explosão dos sentidos (em versos crus e repletos de palavrões) representa um protesto contra osvalores morais da época. 

Poesia satírica - Ironia corrosiva e caricatural contra todos os setores da vida colonial baiana: senhores de engenho, clero, juízes, advogados, militares, fidalgos, escravos, pobres livres, índios, mulatos, mamelucos, etc. Com seu olhar ressentido de senhor decadente, Gregório de Matos vê na realidadeapenas corrupção, negociata, oportunismo, mentira, desonra,imoralidade, completa inversão de valores. A poesia satírica, portanto, para ele é vingança contra o mundo.
2) Padre Antônio Vieira
Os Sermões
· Utilização contínuas de passagens da Bíblia e de todos os recursos da oratória jesuítica para convencer os fiéis de sua mensagem, mesmo quando trata de temas cotidianos. 

· Ataca os vícios (corrupção, violência, arrogância, etc.) e defende asvirtudescristãs (religiosidade, caridade, modéstia, etc.) 

· Combate os hereges, os indiferentes à religião e os católicos desleixados em relação à Igreja. 

· Defende abertamente os índios. Mantém-se ambíguo frente aos escravos negros: ora tenta justificar a escravidão, ora condena veementemente seus malefícios éticos e sociais. 

· Exalta os valores que nortearam a construção do grande império português....
tracking img