Che guevara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:



Um dos líderes mundiais mais admirados pela sua determinação e coragem, Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, ficou conhecido mundialmente por causa de suas ideias revolucionárias socialistas. Foi apresentada a literatura socialista já em sua adolescência, quando começou a ler livros de Marx, Engels e Lênin, graças a sua mãe, a qual tevegrande influência na vida política de Che Guevara. Che Guevara começou a praticar seu dom de liderança logo após a Segunda Guerra Mundial, quando participou dos protestos contra o governo populista de Domingo Perón. Che Guevara iniciou uma viagem pela América Latina que mudou sua vida, ou seja, foi depois dessa viajem que ele muda radicalmente suas ideias, deixando de ser nacionalista e adotando osocialismo.



































VIDA DE CHE GUEVARA:



Ernesto Rafael Guevara de la Serna nasceu no dia 14 de junho de 1928, em Rosário, na Argentina. Filhos de Ernesto Lynch e Célia de la Serna y Llosa, Che Guevara vivia em uma família de boas condições sociais. Aos 12 anos, por causa dos surtos asmáticos, sua família mudou para Córdoba,onde morava próximo a uma favela. Apesar das barreiras sociais vigentes entre as classes mais prósperas na Argentina, Ernestito, como era conhecido, fez muitos amigos entre os favelados. Che Guevara iniciou seus estudos em casa, devido seus surtos asmáticos, quando foi influenciado pela sua mãe em relação à literatura socialista. Já na adolescência, estudando em escola pública, frequentada pormeninos da cidade e da roça, remediados e pobres, era bom aluno e sempre teve facilidade imensa de relacionamento com os outros, já exercitando sua capacidade de liderança.

Durante um certo período a situação financeira de sua família começa a declinar, o que obrigou Che Guevara a trabalhar para ajudar sua família. Inicialmente Che Guevara começa a trabalhar como funcionário público, o que nãoimpediu que continuasse seus estudos. Che Guevara sempre quis cursar engenharia, porém após a morte de sua avó decide cursar medicina. Admirador do militarismo, Che Guevara alistou-se no exército argentino e foi dispensado por causa das suas crises asmáticas.

Após a Segunda Guerra Mundial, cresce a oposição a Juan Domingo Perón, e Guevara participa dos protestos. Em 1951, ele inicia ao ladodo amigo Alberto Granado e da antiga companheira, a moto chamada por eles de “La Poderosa”, a viagem que irá mudar a sua vida. Ao longo de um tour pela América Latina, não exatamente por pontos turísticos, mas por minas de cobre, aldeias indígenas e leprosários, convivendo com os oprimidos, olhando a realidade de um outro ponto de vista, mais crítico, durante oito meses, Che Guevara modifica suavisão política, antes nacionalista, e escreve um diário sobre esta jornada fundamental em sua vida. Indignado com as injustiças sociais que testemunhou, Guevara retorna para a Argentina, continua o curso de Medicina e passa a se dedicar à política. Che Guevara ainda sem terminar sua faculdade de medicina se voluntaria a ser enfermeiro da marinha mercante, viajando por diversos países a bordo denavios mercantes. Depois de servir a marinha mercante, Che Guevara resolve viajar novamente pela América Latina. Durante oito meses, percorreu cinco países e a aventura marcou sua ruptura com os laços nacionais. Para pagar as despesas de viagem, trabalhou como carregador, lavador de prato, marinheiro e médico, o que já revelava sua coragem, espírito de independência e desprezo pelo perigo. Foi apartir dessa viagem, que começou a se sentir e se expressar como um latino-americano e não apenas como argentino, quando viu o desamparo, a exploração e a miséria como traço característico do nosso continente. Che Guevara tinha o hábito de tudo que ele fazia ou acontecia com ele, retratar em um diário, hábito este que o acompanhou até os dias de sua morte. Che Guevara formou-se em 1953 em medicina na...
tracking img