Aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alumínio

O alumínio teve sua existência provada por Humphrey Davy em 1808. A bauxita, minério que deu origem à obtenção de alumínio, foi identificada pela primeira vez em 1821, na localidade deLes Baux, ao Sul da França, por Berthier. Em 1825 o alumínio foi isolado pelo químico Oersteda. A primeira obtenção industrial do alumínio por via química foi realizada por Sainte-Claire Deville, em1854.
O alumínio elemento químico de símbolo (Al), de número atômico 13, com massa atômica 27, é um elemento leve macio e resistente, tem aparência cinza prateada e fosca. O alumínio não é tóxico, não émagnético, e não produz faísca com o atrito. Tem sua densidade aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a fundição, além de ter uma excelente resistênciaà corrosão e durabilidade devido à sua camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil.
Devido à sua grande reatividade química é usadoquando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos. Ainda usado como ânodo de sacrifício, e em processos de alumino termia para a obtenção de metais.
Oalumínio possui nove isótopos (variantes de um elemento químico particular, e se diferencia dos outros no número de nêutrons), cujas massas atômicas variam entre 23 e 30(u). Somente o Al-27, que éestável, e o Al-26, que é radioativo com uma vida média de 7,2×105 anos, são encontrados na natureza. O Al-26 é produzido na atmosfera a partir do bombardeamento do argônio por raios cósmicos e prótons.
Oalumínio transparente é hoje uma realidade. Sua descoberta foi prevista em um filme de ficção científica. O alumínio transparente é conhecido na indústria como ALOM(TM), Oxinitreto de alumínio, e temsua formula aproximada como Al 23 O 27 N 5, formando Oxinitreto de alumínio (Alon), que é uma cerâmica transparente composta de alumínio, oxigênio e nitrogênio.


ETAPA II
O aço pode ser...
tracking img